Uma plataforma anunciada

Uma das acções futuras mais divulgadas na comunicação social, das acordadas pelo Conselho de Ministros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), emanada da Conferência Internacional sobre o Futuro da Língua Portuguesa no Sistema Mundial, é a criação de uma plataforma de ensino comum na Internet. A CPLP atribui ao Instituto Internacional de Língua Portuguesa (IILP) a responsabilidade pelo desenvolvimento desta plataforma, que prevê, entre outros recursos, a criação de uma rede virtual de professores de Português para a partilha de experiências pedagógicas e acesso a instrumentos didácticos.
Não foi tão divulgada, mas já está efectivada, em prol da «promoção, difusão e projecção» do português: a acção de Tomás Quitério, aluno do Colégio Rainha D. Leonor, que recebeu, das mãos da comissária europeia responsável pelo multilinguismo, o Prémio de Jovens Tradutores.
Sugerimos ainda, para este dia, a leitura de uma revisão rimada das alterações ortográficas trazidas pelo novo Acordo. Trata-se de um excerto do poema de Manuel Rui O Semba da Nova Ortografia.
Por razões de programação da RTP 1, não será emitido o Cuidado com a Língua!. O programa será retomado na segunda-feira seguinte, dia 12.
