A Academia das Ciências de Lisboa lança neste dia, pelas 18h00, um novo Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa. Observe-se que este evento se verifica três anos depois do comunicado que anunciava uma nova edição do Vocabulário da Língua Portuguesa (VLP), nos termos do Acordo Ortográfico de 1990.
Ana Paula Laborinho, a presidente do Instituto Camões, na conferência sobre multilinguismo organizada com o patrocínio da União Europeia, que decorreu na Universidade de Estudos Estrangeiros de Pequim (Beijing Foreign Studies University), salientou que a promoção do português é um trabalho que Portugal não faz sozinho e que o Instituto Camões deve ser cada vez mais um facilitador de intercâmbios entre universidades e outras instituições, para aproximar, dinamizar e desenvolver parcerias. Referiu igualmente que o crescimento do interesse pelo português fora da Europa está em alta, nomeadamente na África Austral, na América do Sul e na China.
Excluído, não da Europa, mas do calendário, está o «dia de São Nunca», curiosa expressão que é comentada no consultório de dúvidas, onde igualmente se abordam questões sobre divisão silábica, interações linguísticas e verbos semanticamente afins mas sintaticamente divergentes.
A língua portuguesa é feita pelos seus falantes, e quanto mais soubermos acerca de como a temos usado em diferentes situações, maior será a nossa capacidade de encontrar formas de a promover mundialmente. Com este intuito trabalha o Ciberdúvidas há mais de quinze anos, mas, para prosseguir, é necessário o apoio de quantos se interessam pelo português. Por isso, repetimos: junte-se à campanha SOS Ciberdúvidas (esclarecimentos pelo endereço sosciberduvidas@gmail.com).
Duas novas iniciativas da Ciberescola: um projeto de ensino em regime de aprendizagem combinada (b-learning) a alunos estrangeiros do ensino básico a frequentar escolas portuguesas; e a disponibilização de cursos com aulas realizadas por videoconferência, para alunos integrados no projeto Erasmus. Mais informações aqui.