Atualmente, muitos domínios de especialidade, das ciências humanas às exatas, passando pelas áreas tecnológicas, produzem um discurso pejado de anglicismos ou termos destes decalcados ou adaptados. Em foco nas perguntas feitas no consultório, estão justamente os neologismos criados por pressão do inglês: pode-se usar desreconhecer, apesar de não estar dicionarizado? E quanto a confundimento, não será esta uma palavra desnecessária, uma vez que, para não complicar, já nos basta o vocábulo confusão? Os coletivos estão também de volta, com um comentário sobre como denominar um conjunto de edifícios. Todas as perguntas e artigos aqui em linha se encontram igualmente disponíveis pelo Facebook ou por uma aplicação para smartphones (com o apoio da Fundação Vodafone).
Terminam neste dia, 11 de abril, as inscrições nos cursos de Português Língua Estrangeira (PLE), por videoconferência, a cargo da Ciberescola/Cibercursos em parceria com o Instituto de Línguas da Universidade Lusófona do Porto. Esclarecimentos sobre horários na rubrica Ensino, e mais informações no Facebook.
No botão “Faça aqui o seu donativo” (ver nesta página em cima, à direita), já se encontra integrada e ativa a opção que permite donativos para o Ciberdúvidas da Língua Portuguesa mediante o serviço PayPal. Para outras formas de apoio à viabilização do serviço prestado pelo Ciberdúvidas da Língua Portuguesa, gracioso e sem fins lucrativos, que desde já muito agradecemos, recordamos aqui os devidos esclarecimentos.