Com vista a aumentar o número de jovens timorenses a falar e escrever português, a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) reconhece, pela voz do seu secretário-executivo, Murade Murargy, que é necessário tomar medidas de apoio financeiro no sentido de ajudar as autoridades de Timor em iniciativas para o aumento da presença da língua portuguesa nessa faixa etária. Por seu lado, o primeiro-ministro timorense, Xanana Gusmão, considera que a afirmação do português é «assunto de longo prazo», tendo em conta as dificuldades na formação imediata de professores.
A Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN) e o Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) lançam mais um congresso internacional, a realizar-se no período de 28 de janeiro a 6 de fevereiro de 2013, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
No Pelourinho, a propósito da confusão entre racionalização e racionamento num documento recentemente publicado em Portugal, o jornalista Wilton Fonseca define este ato de subversão linguística como mais um signo do atual mal-estar europeu. Apesar disso, na atualização do consultório, conseguimos a necessária serenidade para analisar a palavra sobrevivente, comentar a concordância em orações de infinitivo, distinguir afilhado de afiliado e revisitar o eterno problema do uso do hífen.
Como tem sido referido, prossegue a campanha SOS Ciberdúvidas. Os consulente interessados em participar devem solicitar todos os esclarecimentos pelo endereço sosciberduvidas@gmail.com.
Também continuam abertas as candidaturas para os cursos de português língua estrangeira, níveis A2, B1, B2, C1 e C2 da Ciberescola/Cibercursos. Ver informação completa aqui.
height:
2px;">