O Pelourinho disponibiliza o texto de despedida do provedor do leitor do jornal Público, José Queirós, que deixa uma advertência generalizável a certa escrita jornalística de hoje. Na rubrica Acordo Ortográfico, um artigo também originalmente publicado no Público, da autoria do tradutor Jorge Candeias, contesta os números apresentados em A Falsa Unidade Ortográfica. Quanto às novas respostas em linha, releva-se a diferença entre provérbio e expressão idiomática bem como a questão (da falta) do uso do artigo definido na Lei n.º 46/2005, sobre a limitação dos mandatos dos autarcas portugueses.
Estes conteúdos estão igualmente acessíveis pelo Facebook e por uma nova aplicação para smartphones, criada com o apoio da Fundação Vodafone.
A Universidade Lusíada de Lisboa, através da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, e o Observatório da Língua Portuguesa realizam o 1.º Congresso Internacional de Língua Portuguesa, nos dias 27 e 28 de fevereiro. Esta iniciativa reúne várias figuras dos meios político, diplomático e académico com o objetivo de refletir sobre o ensino, promoção, difusão e projeção da língua portuguesa. Consultar o programa aqui.
Gostava de aperfeiçoar os seus conhecimentos de russo, romeno, alemão ou sueco em troca de conversação em português? Participe no programa de aprendizagem colaborativa promovido pela Ciberescola/Cibercursos. Mais informação aqui.
Infelizmente, só gradualmente poderão ser resolvidos os problemas decorrentes da migração do Ciberdúvidas para esta nova plataforma. Por isso, apelando à compreensão de todos os utilizadores, solicitamos que nos comuniquem os erros encontrados mediante a hiperligação que se encontra no fundo de cada página visionada.
Junte-se à campanha SOS Ciberdúvidas, criada por um grupo de amigos em setembro de 2012. Agradecemos que os pedidos de esclarecimento sobre este movimento sejam feitos pelo endereço apoioaociberduvidas@gmail.com.