A emissão do programa Língua de Todos de 23 de novembro, na RDP África, às 13h15* (com repetição no dia seguinte 9h15*), inclui uma conversa com o diretor-geral de Educação, Fernando Reis, do Ministério da Educação de Portugal, a propósito da colaboração que a Ciberescola da Língua Portuguesa vai desenvolver experimentalmente com duas escolas portuguesas: os estabelecimentos Domingos Jardo, em Sintra, e Alexandre Herculano, no Porto. Recorde-se que a Ciberescola desenvolve a produção de materiais para apoio do ensino do Português como língua materna e língua não materna ou estrangeira (sobre os novos testes-diagnósticos que permitem ao aprendente determinar o nível de proficiência em que se encontra, ver aqui).
Quanto ao programa Páginas de Português, na Antena 2, informamos que este continua interrompido.
* Hora de Portugal continental.
Se acompanha o Ciberdúvidas e acha importante este espaço de informação, esclarecimento, reflexão e debate sobre a língua portuguesa, renovamos o apelo: junte-se à campanha SOS. Todos os esclarecimentos poderão ser solicitados pelo endereço sosciberduvidas@gmail.com.
As Controvérsias divulgam um texto de Vasco Graça Moura, publicado no jornal Diário de Notícias, com novas críticas ao novo acordo ortográfico e um vaticínio: «se as coisas continuarem assim, dentro de uma geração, ninguém conseguirá pronunciar correctamente a língua portuguesa tal como ela é falada deste lado do Atlântico». No consultório, também se fala de ortografia a propósito de advérbios de modo, mas são igualmente tratados outros tópicos, do léxico à estilística.