Exaltam-se os ânimos no futebol português, a ponto de adeptos, jogadores e até dirigentes cometerem atropelos linguísticos. No Pelourinho, Paulo J. S. Barata deteta um sinal dessa turbulência emocional na confusão de «dar cobertura» com «pôr cobro». Perplexidade é mais a reação suscitada pela ocorrência da palavra bodum num texto do escritor português Mário Cláudio, conforme se manifesta numa das novas questões em linha no consultório, onde ainda se comentam casos de aumentativo e modificador do nome. Lembramos que estas e outras respostas se encontram disponíveis no Facebook e estão acessíveis numa aplicação para smartphones (com o apoio da Fundação Vodafone).
Ainda a propósito da polémica em torno da aplicação das Metas Curriculares de Português, refira-se aqui um livro que materializa as críticas surgidas: Metas, Mitos e Desafios, da autoria de Maria Dulce Gonçalves (Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa) e publicado no âmbito da atividade do projeto IDEA.
A quem estuda ou ensina o português, falante nativo ou não, a Ciberescola/Cibercursos apresenta um leque diversificado de recursos: cursos, testes-diagnóstico, novos exercícios e um programa de aprendizagem colaborativa, a par de outras iniciativas. Conheça a nossa a equipa e obtenha mais informações aqui ou aqui.
Infelizmente, os problemas decorrentes da migração do Ciberdúvidas para esta nova plataforma só gradualmente poderão ser resolvidos. Por isso, apelando à compreensão de todos os utilizadores, solicitamos que nos comuniquem os erros encontrados mediante a hiperligação que se encontra no fundo de cada página visionada.