Enquanto a ministra francesa do Ensino Superior, Geneviève Fioraso, considerou que a língua portuguesa nas universidades francesas é uma disciplina «rara», no Japão recrudesce a procura de aulas desse idioma, muito por resultado do interesse económico que o Brasil tem despertado nos últimos anos. O eurodeputado por Portugal, do CDS-PP, Nuno Melo invocou o número de falantes do português no mundo como argumento para a sustentabilidade da oferta desta língua nas universidades europeias. Mas, em muitas matérias, como nesta, os números elevados, só por si, são condição necessária, não suficiente, para o florescimento do português no mundo.
A rubrica O Nosso Idioma transcreve do "Correio da Manhã" uma crónica de Vítor Bandarra ainda a propósito do falecimento do jornalista e poeta Manuel António Pina, galardoado com o Prémio Camões de 2011. No consultório, cinco respostas esclarecem dúvidas sobre ortografia, morfologia, classe de palavras e sintaxe.
Disponível gratuitamente nos Cibercursos, o Programa de Aprendizagem Colaborativa permite a dois alunos falantes de línguas nativas diferentes (ou com elevada proficiência) a aprendizagem recíproca das línguas que cada um domina (informação completa aqui). Na Ciberescola-Cibercursos da Língua Portuguesa, continuam abertas as inscrições nos cursos em linha de Português Língua Estrangeira, níveis B1 (intermédio) e C1 (avançado), que têm início no dia 2 de novembro (pormenores aqui).
Prossegue a campanha de ajuda ao Ciberdúvidas, que começou como iniciativa generosa de um grupo de amigos. Todos os esclarecimentos sobre este movimento podem ser solicitados pelo endereço sosciberduvidas@gmail.com.