1. Enquanto ao longe se ouvem os ecos de guerra, a Europa vai procurando retomar a antiga "normalidade". Gradualmente, trilha-se o caminho que levará «de pandemia a endemia», que abre espaço ao gradual abandono das medidas impostas pelos diferentes governos, pelo facto de se considerar que a situação evoluirá no sentido de a doença tender a aparecer em determinadas regiões com um número de casos controlados. Em Portugal, esta nova conceção está na base do mais recente pacote de medidas, que aponta para um conjunto de passos seguros na forma como se lida com a realidade sanitária. Por essa razão, considera-se que o país se encontra no momento no «nível 1 da pandemia», estando o vírus a fazer um percurso que o levará a ser considerado como um «vírus endémico», o que prefigura a possibilidade de a covid-19 vir a ser tratada como uma doença sazonal. São três novas entradas na rubrica A covid-19 na língua.
2. Com a aproximação da época do Entrudo chegam ao Consultório do Ciberdúvidas questões que evocam temas relacionados com o período festivo, relacionadas com os verbos carnavalear, carnavalar e carnavelejar e com uma deturpação lexical presente na letra de um samba da cantora brasileira Clementina de Jesus. A estas respostas vêm juntar-se ainda as seguintes: "O uso frásico de opinar", "O nós de modéstia", "Nesse/desse vs. Naquele/daquele", "Humano e 'ser humano'", "A classe de palavras de conforme II" e "Tornar todos eles personagens".
3. Em Viana do Castelo, luta-se contra a escassez de mão de obra com um portal intitulado Work in Viana, o que evidencia um recurso injustificado ao inglês. Esta opção motiva uma nota para o Pelourinho, da autoria do jornalista José Mário Costa, cofundador do Ciberdúvidas da Língua Portuguesa.
4. Na Montra de Livros, apresentamos o mais recente número da revista Palavras – Revista em Linha, editada pela professora universitária e linguista Margarita Correia. Esta publicação é dedicada ao tema do português como língua pluricêntrica e conta com a colaboração de diversos linguistas e de um conjunto de responsáveis políticos cuja ação tem incidência no tema em discussão.
5. Mais uma vez palavra guerra dá matéria à reflexão linguística. Desta feita, com a crónica do tradutor e professor universitário Marco Neves, na qual se identifica a origem da palavra e se passa em revista alguma da sua história linguística (aqui transcrita com a devida vénia).
6. Nas Controvérsias, regista-se a crónica da professora universitária Edleise Mendes, na qual a autora reflete sobre a avaliação do uso da língua como forma de discriminação, particularmente em ambiente digital (crónica difundida no programa Páginas de Português, da Antena 2).
7. Entre os eventos de interesse, destacamos:
— O 6.º Encontro Mensal sobre Discurso Académico (EMDA), orientado pela professora universitária Margarita Correia, que será dedicado ao tema da terminologia do discurso académico em português, com lugar no dia 23 de fevereiro, entre as 18h e as 19h30 (conferência digital de acesso livre– mais informações aqui).
— O espetáculo A Divina Comédia de Dante contada às crianças, que se realizará na Biblioteca Palácio Galveias, no dia 26 de fevereiro, pelas 11h e pelas 15h.
8. Os programas da rádio pública portuguesa dedicados ao português* centrar-se-ão na 2.ª Conferência Internacional das Línguas Portuguesa e Espanhola (CILPE 2022), trazendo à antena especialista que abordarão temáticas relacionadas com o evento (notícia). O programa Palavras Cruzadas** tratará questões linguísticas relacionadas com o futebol, trazendo à antena o antigo jornalista e comentador desportivo Fernando Correia.
*O Programa Língua de Todos, da RDP África será difundido na sexta-feira, 18 de fevereiro de 2022, pelas 13h20, com repetição no dia seguinte, depois do noticiário das 09h00; o programa Páginas de Português, na Antena 2 terá lugar no domingo, 20 de fevereiro, pelas 12h30, com repetição no sábado seguinte, 26 de fevereiro, às 15h30.
**de segunda a sexta, às 09h50 e às 18h50