1. No Consultório, apresenta-se uma proposta de análise sintática da expressão «era uma vez» em vários contextos de uso e explica-se que, no século XIX, em Portugal, trem e comboio foram usados, em diferentes ocorrências, como palavras sinónimas. Publica-se também uma resposta que desenvolve a análise comparativa dos tempos compostos em português e em inglês. A fechar a atualização ainda quatro novas repostas: sobre a concordância do verbo ser na frase «Sua obra será sons», sobre a palavra 'coginjas', usada em contexto familiar na região de Castelo Branco, sobre o significado da expressão «tirar desforço» e sobre o aforismo «a aprendizagem da aranha, a mosca não precisa de saber».
2. O dossiê Afeganistão de A a Z integra duas novas entradas: ANIM, o acrónimo que designa o Instituto Nacional de Música do Afeganistão, que passou a ter sede em Portugal, e pobreza.
3. Na rubrica Montra de Livros, divulga-se a obra da professora Helena Rebelo intitulada Os porquês do português: a variação linguística em usos quotidianos, na qual se tratam dúvidas correntes do português, tanto no registo escrito como no oral, como as diferenças entre trás e traz, senão e se não ou «mal-estar» e «mau-estar».
4. Com a chegada da época natalícia, a professora Carla Marques selecionou a palavra Natal como tema da sua crónica no programa Páginas de Português, da Antena 2, explorando a sua significação e a pertença a diferentes classes de palavras.
5. O escritor Miguel Esteves Cardoso volta a explorar as possibilidades morfológicas e significativas do português, inventando o verbo descobiçar, para descrever situações como o «alívio de não ter de ir àquele restaurante», e ampliando o sentido do verbo coçar, para descrever o ato de virar as páginas num ecrã. Uma crónica à volta das palavras, aqui transcrita com a devida vénia.
6. Entre as notícias à volta da língua portuguesa, destacamos:
♦ O novo número da revista digital Palavras, da Associação de Professores de Português, coordenado pelos professores Margarita Correia e João Pedro Aido, dedicada ao tema do pluricentrismo do português;
♦ O lançamento do livro O português de/em Angola: peculiaridades linguísticas e a diversidade do ensino, dos professores Alexandre António Timbane, Daniel Peres Sassuco e Márcio Edu da Silva Undolo;
♦ O programa da SIC Notícias intitulado Tenham Noção, apresentado pelo jornalista Rodrigo Guedes de Carvalho, onde se corrigem alguns erros de português, adotando o formato TikToK;
♦ O 4.º Encontro Mensal sobre Discurso Académico, com a professora Ana Sofia Pinto, que apresenta uma comunicação intitulada "Mecanismos de reformulação no discurso académico" (15 de dezembro, entre as 18 e as 19h30, no canal YouTube da ESECS – Politécnico de Leiria);
♦ Aneurisma, Capitólio, comorbilidade, descarbonização, leões (alusivo ao Sporting, vencedor do campeonato português de futebol), miríade, obscurantismo, ómicron e talibã são algumas das 24 palavras mais procuradas no Dicionário Priberam, com registo noticioso na agência Lusa, no ano que ora termina. Disponíveis, todas elas, com o devido contexto, no portal O Ano em Palavras, resultam da selecão de duas palavras por mês, numa mostra que acaba por revelar os interesses e preocupações dos portugueses em 2021 (cf. Notícias).
♦ A alteração do calendário escolar em Portugal, que dita o atraso do início do 2.º período para o dia 10 de janeiro, como forma de procurar conter a propagação da infeção por covid-19.
7. O programa Língua de Todos, emitido na RDP África, traz à antena a professora e linguista Margarita Correia para abordar o tema do projeto Terminologias Científicas e Técnicas Comuns da Língua Portuguesa (TCTC), organizado pelo Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP)*. Já no programa Páginas de Português, na Antena 2, o entrevistado é o professor Júlio Monteiro, da Universidade Federal de Brasília, sobre a tradução, numa perspetiva comparativa dos casos do português e do neerlandês. Nesta emissão, passa ainda uma crónica da professora Edleise Mendes dedicada ao tema da translinguagem em português** (cf. Notícias).
* sexta-feira, 17 de dezembro de 2021, pelas 13h20, com repetição no dia seguinte, depois do noticiário das 09h00 (hora oficial portuguesa)
** domingo, 19 de dezembro, pelas 12h30, com repetição no sábado seguinte, 25 de dezembro, às 15h30 (hora oficial portuguesa)