Continuamos a divulgar material que há algum tempo aguardava publicação. Assim, a ortografia, a toponímia e a sintaxe são os tópicos de três questões que agora têm merecida resposta. No Correio, um consulente confia-nos breves considerações sobre o tema do Acordo Ortográfico. Finalmente, na rubrica Antologia, evocamos José Carlos Ary dos Santos (1937-1984), com um belíssimo poema onde se leem os seguintes versos:
Se em vez de grades disseres campo
E se em vez de lição disseres livro
ficas a saber que a língua portuguesa
é livre.
Lembramos que este poeta português escreveu numerosas letras para fado e outros géneros musicais, entre as quais avulta a de uma canção muito popular no Portugal de princípios dos anos setenta do século passado. Recordemo-la neste dia:
Como anunciámos, o dia 17 do corrente mês de setembro marcará o regresso das atualizações diárias do consultório do Ciberdúvidas, com um novo grafismo e outras ferramentas informáticas que visam agilizar a pesquisa do nosso extenso arquivo. Voltamos também a assinalar que, graças à generosidade de um grupo de amigos do Ciberdúvidas, está a ser promovida uma recolha de fundos para ajudar a ultrapassar as dificuldades financeiras que têm afetado a nossa atividade nos últimos meses. Oportunamente daremos mais notícias sobre este movimento (cf. SOS Ciberdúvidas).
height: 2px;">