Está aberto, até 11 de abril, o período de inscrições para novos cursos de português língua estrangeira, níveis A1, A2 e B1 (do Quadro Comum Europeu de Referência para as línguas) a cargo da Ciberescola da Língua Portuguesa, em parceria com o Instituto de Línguas da Universidade Lusófona do Porto. Mais informações aqui e aqui.
Chipre, Marrocos, Moçambique, Andorra, Israel, Castela e o próprio nome Portugal são exceções à regra segundo a qual os nomes geográficos, em especial, os de países e regiões, se usam com artigo definido («o Brasil», «a Alemanha», «o Japão», «a Índia»; cf. Celso Cunha e Lindley Cintra, Nova Gramática do Português Contemporâneo, 1984, págs. 228/229). Sobre este tema, está em linha no Pelourinho um apontamento que o tradutor Miguel Magalhães viu publicado em 23/03/2003 na rubrica Cartas à Directora do jornal Público.
Estes e outros conteúdos do Ciberdúvidas encontram-se igualmente disponíveis no Facebook e numa aplicação para smartphones (com o apoio da Fundação Vodafone).
Entretanto, durante o período de Páscoa, o consultório do Ciberdúvidas faz uma pausa. Regressamos no dia 2 de abril.
O medo das agulhas – cuja face mais patológica até tem um nome, ecmofobia – foi um adversário da luta contra a poliomielite em Angola. Para o vencer, foi usado um slogan com um neologismo que passou a fazer parte do português quotidiano do país. Isto nos relata Edno Pimentel numa nova crónica na sua coluna Professor Ferrão, publicada no jornal Nova Gazeta (Luanda), que fica desde esta data na rubrica O Nosso Idioma sobre o Português em Angola.
O 10.º programa da 8.ª série do Cuidado com a Língua! (RTP 1, segunda-feira, dia 25 de março, às 22h57)* propõe uma visita ao Museu da Música Portuguesa, no Monte Estoril, onde se dará atenção especial à viola campaniça. Qual a razão de se chamar campaniça? E no Brasil? E a diferença entre viola («a» e «o» viola), violão e violeiro? E descantar, o que significa na gíria musical? E trastes?
* Na RTP 1, repetição aos domingos, às 11h00 (hora de Portugal continental). Também, na RTP Internacional e na RTP Internacional Ásia, aos sábados, às 19h45, na RTP África, aos domingos, às 11h00, na RTP Internacional América, às sextas, às 4h45, na RTP Mobile, às segundas, às 22h30 (hora de Portugal continental).
Manter este serviço prestado pelo Ciberdúvidas, de acesso gracioso e universal é a razão do apelo à volta da campanha SOS Ciberdúvidas.Todos os esclarecimentos devem ser solicitados pelo endereço apoioaociberduvidas@gmail.com.
Ciberdúvidas da Língua Portuguesa