No discurso político e mediático, são muitos os que usam a palavra previsão para ilusão própria e alheia, de modo a disfarçar convicções falíveis e simples palpites — observa o jornalista Henrique Monteiro num apontamento publicado no semanário Expresso e transcrito na rubrica O Nosso Idioma. Igualmente de equívocos discursivos, e em especial das armadilhas do pronome relativo, nos fala Wilton Fonseca numa crónica para o jornal i, disponibilizada desde esta data no Pelourinho. Finalmente, no consultório, dê-se relevo a uma resposta de Edite Prada, acerca de uma questão que tem martirizado os professores de Português em Portugal: como identificar um adjetivo relacional?
Professores, estudantes, profissionais das mais diferentes áreas consultam regularmente o Ciberdúvidas, que se tem afirmado como espaço de aconselhamento e reflexão sobre os usos e as normas do português. Por isso, para viabilizar este projeto sem fins lucrativos e de acesso gratuito, reitera-se o apelo à participação na campanha SOS Ciberdúvidas. Solicite todos os esclarecimentos pelo endereço sosciberduvidas@gmail.com.
Cursos, sessões de aprendizagem colaborativa, testes-diagnósticos — tudo isto se encontra nos Cibercursos e na Ciberescola, ao alcance de quem quer aprender português e até outra língua. Informações aqui, nas Notícias e no grupo Cibercursos no Facebook.