Continuamos a dar conta de alguns aspetos do património linguístico de Portugal, desta feita a propósito do falar algarvio e da história da toponímia:
– em O Nosso Idioma, Paulo J. S. Barata comenta o regionalismo colmeadinho;
– no consultório, assinala-se o contraste entre os sufixos -elo e -el, que ocorrem em vários topónimos (Lordelo, Pinhel), e regista-se o uso de rapioca.
Estas e mais respostas, com todos os textos em arquivo, estão acessíveis no Facebook e numa aplicação para smartphones (com o apoio da Fundação Vodafone).
Para satisfazer a procura do programa de aprendizagem colaborativa (tandem learning), promovido pela Ciberescola/Cibercursos da Língua Portuguesa, são agora precisos falantes do português (de qualquer país de língua oficial portuguesa) interessados em aprender russo, romeno, alemão e sueco. Fale português para falar outras línguas! Mais informação aqui.
Prossegue a campanha SOS Ciberdúvidas, criada em setembro de 2012 por um grupo de amigos. Para participar neste movimento, solicite todos os esclarecimentos pelo endereço apoioaociberduvidas@gmail.com.
Lamentamos os transtornos causados à consulta do nosso arquivo pela migração para esta nova plataforma. Por isso, apelando à compreensão de todos os utilizadores, agradecemos que nos comuniquem erros eventualmente detetados, através da hiperligação que se encontra no fundo de cada página visionada.