Em Portugal, decorrem as audições do Grupo de Trabalho para Acompanhamento da Aplicação do Acordo Ortográfico na Assembleia da República. De entre as várias várias apresentações já feitas, passam a estar disponíveis na rubrica Acordo Ortográfico duas, realizadas em 21 de março de 2013: as de Maria Helena Mira Mateus, professora catedrática da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, e a do Instituto de Linguística Teórica e Computacional (ILTEC).
Voltamos a lembrar que está aberto, até 11 de abril, o prazo de inscrição nos novos cursos de Português Língua Estrangeira (PLE), por videoconferência, os quais decorrerão de 15 de abril a 26 de junho a cargo da Ciberescola/Cibercursos em parceria com o Instituto de Línguas da Universidade Lusófona do Porto. A ficha de inscrição encontra-se nas páginas da Universidade Lusófona do Porto. Para dúvidas sobre horários, consultar a rubrica Ensino. Outras informações no Facebook.
No 12.º e penúltimo programa da 8.ª série do Cuidado com a Língua! (na RTP 1, dia 8/04, às 22h46), define-se a diferença entre um carpinteiro e um marceneiro. E qual é a familiaridade entre as palavras prumo e chumbo? E entre móvel (peça de mobília) e móbil? Ou, ainda, a razão de ser da expressão «ter bicho carpinteiro». Finalmente: «Uma das partes que mais trabalho me dá», ou «uma das partes que mais trabalho me dão»?
No consultório, fala-se de palavras total e parcialmente sinónimas, bem como se discute o aportuguesamento da palavra italiana tiramisù: tiramisu, ou "tiramissu"? Como sempre, o acesso a estas e outras respostas também pode ser feito pelo Facebook ou por uma aplicação para smartphones (com o apoio da Fundação Vodafone).
Prossegue a campanha SOS Ciberdúvidas, destinada a garantir a continuação deste serviço gratuito e universal. A quantos queiram juntar-se a este movimento, agradecemos que solicitem todos os esclarecimentos pelo endereço apoioaociberduvidas@gmail.com.