Ciberescola nos webinars da DGIDC-MEC (Portugal)
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Ciberescola nos webinars da DGIDC-MEC (Portugal)
No dia 17 de novembro, terá lugar o seminário Ciberescola da Língua Portuguesa: autonomia e complementaridade no ensino-aprendizagem de PLE com transmissão síncrona na Internet. O seminário está integrado na nova série de webinars da Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas da DGIDC e será dirigido por Ana Martins, cocoordenadora do projeto Ciberescola da Língua Portuguesa. As gravações de todos os webinars estão disponíveis aqui....
Linguística cognitiva?
Decorrerá, entre 10 e 12 de julho de 2012, no King’s College London, Londres, Reino Unido, a 4.ª Conferência de Linguística Cognitiva. Está aberto o prazo para submissão de resumos.A linguística cognitiva é uma área da linguística que considera a língua natural como uma enformação de conceitos e espaços mentais e a faculdade da linguagem como inseparável das restantes funções da cognição....
Palavreado: um novo espaço de reflexão sobre língua
Já aqui temos dado merecido destaque ao trabalho do linguista Sírio Possenti, professor na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), na divulgação da linguística descritiva. Não poderemos agora deixar de assinalar a estreia da sua nova rubrica, Palavreado, no Ciência Hoje. O tom está dado nesta nota informativa: «A verdade, resumida a regras que caracterizam "erros" e "acertos", residiria numa gramática que, a rigor, ninguém leu.»...
Ensino e tecnologia: nada será como dantes
Destacamos neste dia a breve reportagem, no Ciência Hoje, sobre Isabel Trancoso, investigadora do INESC-ID, com trabalho de relevo no âmbito da produção de ferramentas e recursos sobre língua portuguesa (síntese, reconhecimento de fala e tradução): «Todas as tecnologias da língua podem ser utilizadas para desenvolvermos métodos de ensino completamente diferentes dos habituais. (...) Temos de fazer programas para os incentivar, jogos, e todas as tecnologias da língua podem ser utilizadas para tornar mais apelativo o...
Universidade Fernando Pessoa colabora com Ciberdúvidas/Ciberescola
A equipa da Universidade Fernando Pessoa-Universidade Virtual, liderada pelo prof. dr. Pedro Reis, colaborou com o Ciberdúvidas na criação e no desenvolvimento de conteúdos educativos digitais sobre língua portuguesa para a plataforma Ciberescola da Língua Portuguesa. A participação de instituições de ensino superior no desenvolvimento deste novo projeto do Ciberdúvidas é de valor inestimável, dado que a qualidade dos serviços aqui prestados depende diretamente da competência e do valor académico das pessoas que...
Ciberescola e Cibercursos da Língua Portuguesajá em linha, com acesso gratuito e universal
1. O Ciberdúvidas da Língua Portuguesa coloca em linha, desde esta data, dois novos espaços na Internet de apoio ao ensino e à aprendizagem do português para alunos do ensino secundário e para estrangeiros: a Ciberescola da Língua Portuguesa e os Cibercursos da Língua Portuguesa.
A Ciberescola da Língua Portuguesa tem duas vertentes, a componente de língua materna e a componente de língua não materna/estrangeira. Os alunos nativos integrados no sistema de ensino português (do 5.º ao 12.º ano) ou os...
Bilinguismo, uma necessidade
Já trouxemos aqui, para breve reflexão, a ponderação sobre o que se perde quando se abdica do ensino oficial continuado de mais do que uma língua estrangeira. Trazemos agora um exemplo: Mikhail Gorbachev participou recentemente numa entrevista pública, no Auditório Lyndon B. Johnson, no Texas, com recurso a intérprete. Se o tivesse feito em inglês, não era a mesma coisa, era melhor. Não se trata de minorar o prestígio do locutor, prestigiado universalmente; é antes uma questão de comunicação, mesmo: «Apesar de, de uma maneira...
Sobre os falares regionais do Brasil
O que significa "bestagem", "oxente" ou "ficar de butuca"? Neste artigo, estas e outras expressões são dadas como propriedades lexicais do falar da região da Baía. O objetivo central do artigo é alertar para a necessidade do recurso ao registo formal em situação de entrevista a candidatos a um emprego. Porém, o mais interessante é aquilo que o artigo pressupõe: a existência de uma panorâmica sociolinguística do português rural e popular falado nos vários estados do Brasil.Deixamos aqui um breve apanhado de alguns estudos de...
Multilinguismo — palavra oca?
Apesar dos numerosos projetos e ações da União Europeia para promover o multilinguismo no ensino não superior, Portugal, o país europeu com menos poliglotas, pondera o fim do caráter obrigatório de uma segunda língua estrangeira nas escolas públicas. Assim sendo, a palavra multilinguismo é tão vã quanto a frase «fazer da crise uma janela de oportunidade» é irritante....
