Informação relacionada sobre todas as Aberturas
Acréscimo considerável de perguntas feitas ao Ciberdúvidas
1. Por que razão se confunde tanto porque com por que?
O verbo encarregar tem de facto dois particípios?
Qual a especificidade do termo desblindagem na área da economia?
Eis algumas perguntas/respostas deixadas neste dia em linha.
2. Temos estado a receber mais de 40 perguntas por dia, o que só nos estimula a prosseguir com o nosso trabalho. Estamos a gerir este fluxo de...
Novas respostas com um velho pedido
1. Nesta actualização, ficam em linha 15 novas respostas, entre as quais salientamos as que descrevem:
— a conjunção causal que; — a locução por mais que; — e o verbo defectivo reaver.
2. Pedimos uma vez mais aos nossos consulentes que, antes de perguntar, verifiquem se a pergunta que pretendem fazer já obteve resposta: para tal, basta inserir no espaço assinalado pela lupa (canto superior direito) a palavra visada na dúvida que se quer ver esclarecida. O procedimento é idêntico no...
Novas respostas, novo pelourinho e um esclarecimento
1. Pusemos em linha 15 novas respostas sobre diferentes temas. Eis algumas delas:
— Árvores (plural) pertence à família de palavras de árvore? Não. — Adufa é o mesmo que adufe? Não, mas talvez tenham a mesma origem. — Donde vem a palavra círio? Do latim.
2. Um novo Pelourinho centra-se uma vez mais no uso de haver (sempre no singular, quando significa «existir») e na...
15 respostas para 6 áreas linguísticas
Em linha, estão 15 novas respostas a dúvidas que focam sobretudo o léxico em geral e a etimologia (origem das palavras). Outras áreas linguísticas são também tratadas:
– a sintaxe, em Ainda a «despenalização»…;
– a semântica, em Tema vs. temática;
– a morfologia, em O verbo retorquir;
– a adaptação de estrangeirismos, em O termo rendering....
Sujeitos e outros temas gramaticais
1. Pusemos em linha 15 novas respostas, que abordam vários tópicos, entre eles:
– a diferença entre sujeito subentendido e sujeito indeterminado;
– o uso de até;
– o sentido das expressões «boa sorte» e «má sorte»;
– as regências de ombrear e precisar.
2. Esta actualização inclui ainda:
– as Notícias;
– e dois novos Pelourinhos, um sobre a construção «ser um dos que» e outro à volta de um...
Que significam decasségui e pletismógrafo?
1. Entre os 22 novos pares de perguntas e respostas agora em linha, salientamos:
– Qual é o aportuguesamento da palavra japonesa dekasegi? Decasségui ou decassêgui.
– Quem criou a palavra lusíada? André de Resende.
– Como se chama um aparelho que serve para o estudo das alterações de volume dos órgãos provocadas pela circulação do sangue? Pletismógrafo.
– O presente do indicativo tem mesmo valor de presente? Não, é multivalente.
– É correcto usar...
Coordenação, aspecto, expressões idiomáticas, entre outros temas
Ficam em linha algumas reflexões sobre o estatuto de equivalência entre orações coordenadas adversativas, assim como sobre os valores aspectuais da predicação.
Damos a conhecer a origem dos nomes próprios Almacave e Carneiro.
Revisitamos as expressões idiomáticas armar-se em carapau de corrida, armar-se aos cágados; armar-se ao pingarelho.
Revelamos ainda que tô significa...
Nevãozão imelhorável como objecto de estudo
Imelhorável existe? E nevãozão?
A expressão objecto de estudo varia em número?
O que será um discurso de segunda pessoa?
Quais os complementos do verbo arguir?
São neste dia colocadas em linha 11 respostas que tratam destes e de outros temas.
Pedimos uma vez mais aos nossos consulentes que, antes de perguntar, verifiquem se a pergunta que pretendem fazer já obteve resposta: para tal, insiram no espaço assinalado pela lupa...
Próxima actualização no dia 21 de Fevereiro
1. O léxico, a morfologia e a etimologia são os temas mais frequentes nas 21 novas respostas que pusemos em linha. No Pelourinho, Maria Regina Rocha escreve sobre uma das confusões mais frequentes no português corrente: demais ou de mais? E, no Correio, a propósito de uma contestação à dupla ortografia usada no Ciberdúvidas, voltamos a enunciar as razões dessa opção identitária deste espaço de esclarecimento, informação e...
Ensino do português língua estrangeira em Portugal
1. Ao contrário do que se passa na Inglaterra (ver notícia), Alemanha ou Suécia, o ensino de português língua estrangeira não integra nenhum currículo do sistema de ensino básico e secundário público em Portugal.
O Ministério da Educação dispõe apenas de um sistema de atribuição de certificados e diplomas, destinado a validar a competência de jovens e adultos que tenham já aprendido o português como língua estrangeira.
Apesar disso, percorrem, de norte a sul do país, cursos de Português Língua...
