Há muito que no português-padrão se neutralizou o contraste fónico entre o ch de chave e o x de xaile (não assim em certos dialetos), mas a ortografia manteve a diferença gráfica, lançando os incautos em numerosas armadilhas. Vem isto a propósito da atualização do Pelourinho com um apontamento de Paulo J. S. Barata sobre a frequente confusão entre xeque (como em xeque-mate) e cheque (bancário). Entretanto, nas novas respostas, sobressaem os tópicos relativos à etimologia de nomes próprios (onomástica), à sintaxe e à morfologia.
Para poder continuar a esclarecer regularmente as questões que lhe chegam dos quatro cantos do mundo, o Ciberdúvidas precisa do apoio de quantos se interessam pela língua portuguesa e querem saber mais. Daí, o apelo reiterado: participe na campanha SOS Ciberdúvidas (esclarecimentos pelo endereço sosciberduvidas@gmail.com).
A Ciberescola, na sua ação de desenvolvimento de recursos interativos e cursos em linha de ensino do português, apresenta duas novas iniciativas: um projeto de ensino em regime de b-learning (aprendizagem combinada) a alunos estrangeiros do ensino básico a frequentar escolas portuguesas; e a disponibilização de cursos com aulas realizadas por videoconferência, para alunos integrados no projeto Erasmus. Mais informações aqui.