Um erro insipiente pode tirar impacto ao mais brilhante dos textos, convertendo-o num escrito incipente, ou seja, de principiantes. A tal risco, que não é mero trocadilho com homófonos, se refere Paulo J. S. Barata num apontamento, no Pelourinho. Na mesma rubrica, uma crónica de Wilton Fonseca, publicada no jornal i, denuncia o ilogismo da expressão «próximos do prazo de validade».
Entretanto, nas Controvérsias, D´Silvas Filho dissente dos critérios adotados pelos vocabulários ortográficos publicados em Portugal, ao passo que, entre as novas respostas, se releva o uso da estrutura comparativa «tão/tanto... quanto...», equivalente a «tão/tanto... como».
Se gosta da língua portuguesa e quer saber mais, porque não ajudar o Ciberdúvidas a prosseguir como projeto sem fins lucrativos e de acesso gracioso? Junte-se à campanha SOS Ciberdúvidas e solicite todos os esclarecimentos pelo endereço sosciberduvidas@gmail.com.
As sessões em linha do Programa de Aprendizagem Colaborativa dos Cibercursos são uma forma simples e segura de aprender a conversar em português. Informações sobre este programa e as aulas dos Cibercursos aqui, nas Notícias e no grupo Cibercursos no Facebook.
height:
2px;">