O Dicionário Terminológico (DT), destinado a apoiar o ensino da gramática escolar em Portugal, manteve muitos termos tradicionais, mas também trouxe outros que não eram habituais na didática da língua. Por exemplo, porque se diz que é oblíquo o «complemento oblíquo»? Será porque é um constituinte gramatical «não perpendicular nem paralelo» ou «enviesado» (cf. Dicionário de Língua Portuguesa da Porto Editora e Dicionário Priberam da Língua Portuguesa)? Ou chama-se assim simplesmente para nos complicar a vida, porque se define igualmente como «malicioso» (cf. idem)? Nada disso, porque, afinal, o termo tem história antiga — conforme se explica numa das novas respostas, também dedicadas aos constituintes morfológicos, aos contrastes de género e ao valor semântico das preposições.
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A emissão do programa Língua de Todos de 23 de novembro, na RDP África, às 13h15* (com repetição no dia seguinte 9h15*), inclui uma conversa com o diretor-geral de Educação, Fernando Reis, do Ministério da Educação de Portugal, a propósito da colaboração que a Ciberescola da Língua Portuguesa vai desenvolver experimentalmente com duas escolas portuguesas: os estabelecimentos Domingos Jardo, em Sintra, e Alexandre Herculano, no Porto. Sobre recursos e iniciativas da Ciberescola, ler informação aqui, nas Notícias e no grupo Cibercursos no Facebook.
Quanto ao programa Páginas de Português, na Antena 2, informamos que este continua interrompido.
* Hora de Portugal continental.