A classificação da estrutura «como sendo» é uma nova resposta que fica em linha desde esta data, reformulada entretanto em relação a uma sua anterior versão. Oportunidade para o seguinte esclarecimento a quantos consultam o Ciberdúvidas e a ele recorrem, regularmente, para elucidação das mais variadas questões à volta da língua portuguesa e aqui encontram, não raro, diferentes análises e perspetivas gramaticais.
Sempre que tem sido caso disso – em temas não só gramaticais, como é a continuada querela à volta do Acordo Ortográfico –, acolhemos esses diferentes pontos de vistas na área especificamente sinalizada para esse tipo de abordagem, as Controvérsias. Com uma única ressalva: sendo também um espaço de debate – acolhendo por isso, também, a polémica, quando necessária e na “dose” q. b. –, o Ciberdúvidas não é propriamente um fórum de litigância linguística. Muito menos em termos deselegantes entre as partes e no confronto de ideias.
No caso de algumas mais recentes controvérsias, em que se defrontam diferentes análises da gramática da língua portuguesa, o pressuposto foi só um: o estudo dos factos da língua não é imutável. Terminologia e conceitos têm sofrido natural evolução ao longo dos tempos, e os estudos linguísticos refletem essa evolução. Acresce que sobre o mesmo assunto pode haver diferentes perspetivas, apresentadas em gramáticas e obras de outras línguas românicas.
A verdade, porém, é que quem, maioritariamente, recorre ao consultório do Ciberdúvidas para um melhor esclarecimento destes temas mais específicos – alunos e docentes de vários graus do ensino, especialmente de Portugal e do Brasil – quer e precisa de respostas consonantes com a terminologia e os conceitos seguidos nos atuais programas de ensino nos países de língua oficial portuguesa. Daí a referência, obrigatória, e incontornável, das principais gramáticas, manuais, programas oficiais e demais obras portuguesas e brasileiras por parte de quem responde no consultório do Ciberdúvidas.
Em período de férias, o Ciberdúvidas conta poder reabrir o seu consultório em setembro, na medida em que estiverem concretizadas, de facto, as condições necessárias para o efeito. Não deixaremos, no entanto, como até aqui, de colocar em linha o que for considerado relevante sobre a língua portuguesa.