1. Com o Natal às portas, a movimentação social está em crescendo: as reuniões familiares têm lugar em maior número e os acessos a espaços comerciais e culturais aumentam. Toda esta dinâmica própria da época associada ao número cada vez maior de pessoas infetadas por covid-19 tem levado diferentes países a apertarem as medidas de proteção contra a propagação da doença, exigindo, por um lado, supercertificados para acesso a diferentes espaços e, por outro, interditando viagens para vários países da África Austral, numa atitude de «apartheid sanitário». A Covid-19 na Língua regista as entradas destacadas, a que se juntam os termos coleira, Cominarty e RoActemra.
Primeira imagem: publicada no Blogue Parábola Editorial
2. A explicitação do significado da construção «não tem nada que enganar» abre a atualização do Consultório. A esta resposta junta-se a análise dos adjetivos natalino vs. natalício e dos adjetivos mediterrânico vs. mediterrâneo. Por fim, aborda-se a possibilidade de omissão do determinante artigo indefinido numa frase e avalia-se a correção das frases «Combinámos para irmos à pista» e «Não gosto de os ver a chorarem por terem fome e eu não ter nada para lhes dar».
3. Na rubrica Ensino, Inês Gama, revisora do Ciberdúvidas, apresenta um apontamento no qual aborda a questão das expressões idiomáticas em português, tanto no plano da riqueza cultural que veiculam como no da análise linguística que proporcionam. No campo do ensino, estas são construções que «devem ser trabalhadas de modo natural e explícito desde os primeiros níveis de escolarização de modo a que não se deixe cair no esquecimento uma parte estruturante e identificadora da língua portuguesa», defende a autora.
4. Na Montra de Livros, divulga-se a coletânea A investigação e a escrita: publicar sem perecer, da Imprensa da Universidade de Coimbra, coordenada por Paula Sequeiros, Maria José Carvalho e Graça Capinha. Uma obra que percorre vários domínios da realidade da produção escrita académica, desde a pressão para publicar, passando pelo acesso à informação, pelos processos de escrita até a questões de saúde mental dos investigadores.
5. Partilhamos, com a devida vénia, vários artigos de interesse linguístico:
♦ Sobre a origem da palavra ilha: uma crónica de Marco Neves, que, partindo da origem latina da palavra, passa em revista a sua evolução em diferentes línguas até chegar ao português e deste para o cabo-verdiano;
♦ Sobre a questão do racismo na língua: um artigo de opinião do jornalista João Miguel Tavares, que perspetiva criticamente interpretações no campo da associação negativa de termos como escuro ou preto à noção de racismo, as quais considera redutoras;
♦ Sobre o uso de emojis em substituição da linguagem escrita: uma crónica do escritor Miguel Esteves Cardoso intitulada «A iliteracia emoji».
6. Entre as atualidades relacionadas com a língua, destacamos:
♦ O Prémio Oceanos, atribuído pela primeira vez a um timorense, o escritor Luís Cardoso com a obra O Plantador de Abóboras;
♦ A divulgação dos termos mais procurados no motor de pesquisa Google, ao longo do ano de 2021, uma lista que inclui expressões como Meteorologia, Sporting ou «certificado digital» (notícia Sapo 24).
7. Nos programas da rádio pública portuguesa, Língua de Todos, emitido na RDP África, inclui uma conversa com o professor e investigador António Branco sobre o tema do pluricentrismo (sexta-feira, 10 de dezembro de 2021, pelas 13h20*, com repetição no dia seguinte, depois do noticiário das 09h00*). No programa Páginas de Português, da Antena 2, destacamos a entrevista à professora e linguista Margarita Correia, sobre a questão da criação de bases para a recolha e harmonização de termos científicos e técnicos de diferentes áreas do saber, e ainda a crónica da professora Carla Marques, que explora os significados da palavra Natal (12 de dezembro, pelas 12h30*, com repetição no sábado seguinte, 18 de dezembro, às 15h30*). O programa Palavras Cruzadas, de Dalila Carvalho, abordará questões relacionadas com os leilões, contando com a presença de Adriana Cerqueira, cofundadora da leiloeira Bid by Bid (Antena 2, semana de 13 a 17 de dezembro, às 09h50 e às 18h20*).
*Hora oficial de Portugal continental