A circuncisão é uma velha prática de significado cultural que encontra justificação médica na contemporaneidade. É a propósito deste procedimento que, em O Nosso Idioma, Edno Pimentel apresenta o regionalismo angolano kiungueiro – que, dadas as restrições ao uso da letra k, poderá grafar-se "quiungueiro" – e discute o verbo que no português corrente se refere a fazer uma circuncisão (texto original publicado no jornal angolano Nova Gazeta).
No consultório, verifica-se que fumaça e fumo têm usos regionais diferenciados, avalia-se o neologismo "patrimoniar" e comenta-se um uso particular do quantificador todo.
Como sempre, estes e outros conteúdos são consultáveis igualmente pelo Facebook e por uma aplicação para smartphones (com o apoio da Fundação Vodafone).
Este serviço de acesso livre e sem fins lucrativos depende também do apoio dos seus consulentes. Se quer que o Ciberdúvidas continue como espaço de esclarecimento e discussão das normas e dos usos da língua portuguesa, então, faça o seu donativo!
Informações disponíveis no botão “Faça aqui o seu donativo”, nesta página, em cima, à direita. Outros esclarecimentos suplementares aqui.
Os nossos agradecimentos.