No programa Língua de Todos de sexta-feira, 24 de maio, na RDP África (depois do noticiário das 13h00*; com repetição no sábado, depois do noticiário das 9h00*), tem-se uma conversa com o linguista brasileiro Gilvan Müller de Oliveira, diretor do Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILPP), a entidade da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) que coordena a elaboração do Vocabulário Ortográfico Comum da Língua Portuguesa, com a participação de especialistas dos oito países lusófonos. Outro tema: a “escorregadela” recorrente na conjugação do verbo intervir.
Quanto ao Páginas de Português de domingo, 26 de maio, na Antena 2 (às 17h00*), está em foco a proposta aprovada pelo parlamento da Galiza, com o objetivo de potenciar o português naquela região, que guarda profunda afinidade linguística com o espaço lusófono. Os pormenores e as razões (culturais) da medida, numa conversa com o professor Joám Evans Pim, membro da Comissão Promotora da Iniciativa Legislativa Paz-Andrade e membro da Academia Galega da Língua Portuguesa.
Por último, quem quiser testar os seus conhecimentos sobre a norma do português pode acompanhar na Antena 1, de 2.ª a 6.ª-feira, às 14h40*, a rubrica Jogo da Língua, com Sandra Duarte Tavares, docente de Língua Portuguesa no Instituto Superior de Educação e Ciências (ISEC) e consultora do Ciberdúvidas da Língua Portuguesa.
Hora oficial de Portugal continental.
Ainda a propósito da relação da Galiza com os países onde o português tem estatuto oficial, a rubrica Lusofonias disponibiliza um artigo do deputado galego Xabier Ron, intitulado "Por uma nova ideia de lusofonia" (texto original em galego, em linha no jornal eletrónico Praza Pública). Entretanto, volta a falar-se de etimologia, morfologia e semântica lexical no consultório. Todos estes conteúdos estão acessíveis ainda por Facebook e por uma aplicação para smartphones (com o apoio da Fundação Vodafone).
Como ajudar o Ciberdúvidas a continuar como serviço de acesso livre e sem fins lucrativos? É simples: premindo o botão “Faça aqui o seu donativo” (nesta página, em cima, à direita). Informação suplementar aqui.
Os nossos agradecimentos