DÚVIDAS

ARTIGOS

Pelourinho

Linguicida

Ainda à volta do neologismo austericida frequentemente utilizado pela eurodeputada portuguesa Ana Gomes, reeleita pelo Partido Socialista, quando se refere à política seguida em Portugal pelo Governo de Passos Coelho. Texto do autor, publicado no jornal "i" de 29 de maio de 2014.

 

 

Ana Gomes é uma espécie de “enfant terrible” do PS. Já não muito “enfant”, mas “terrible” o suficiente para deixar os dirigentes socialistas em sentido quando lhes aparece pela frente. É por isso que eles a mantêm o mais longe possível do Largo do Rato (em Bruxelas ou Estrasburgo, de preferência em Jacarta ou Díli).

A fogosidade da eurodeputada leva-a a voos de espionagem, políticos e também linguísticos. Na noite das eleições europeias, assegurou simpaticamente a uma jornalista televisiva que as “ilações” políticas do escrutínio só poderiam ser tiradas pelo dr. Seguro: foi um sinal de bom comportamento partidário. Completou o meio minuto de entrevista com duas curiosas expressões («realidade talibânica» e «política austericida»): audaciosa descolagem, dois voos rasantes sobre a língua.

«Política austericida» não serve para denominar aquilo que o governo anda a promover. No meio minuto de entrevista, o país ficou sem saber o que é que a deputada quis dizer, e a jornalista não pediu um esclarecimento, pois só estava ali para segurar o microfone.

O elemento “-cida” significa «que mata». Daí palavras como parricida, matricida, uxoricida, herbicida, pesticida. «Política austericida» seria, portanto, a política que elimina a austeridade, coisa de que o governo de Passos Coelho só pode ser acusado por talibânica condescendência – a mesma que levou muitos telespectadores a imaginar o termo «linguicida» para caracterizar certa maneira de servir as disputadíssimas instâncias europeias.

 

Outros textos do autor

Fonte

texto publicado na coluna do autor "Pontos nos ii", no jornal i, de 29 de maio de 2014. Manteve-se a grafia anterior ao Acordo Ortográfico seguida pelo jornal.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa