O Centro de Linguística da Universidade do Porto está a organizar o 3.º Encontro A Linguística na Formação do Professor – das teorias às práticas educativas, que decorrerá nos dias 7 e 8 de setembro de 2017, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto. A investigação sobre a língua tem um papel crucial em todas as dimensões da educação, que se concretiza mediante uma ampla diversidade de atos textuais e discursivos de uso da linguagem. Da interseção entre as ciências da linguagem e a educação emergem áreas de estudo diversificadas, nomeadamente o discurso em sala de aula, os materiais didáticos, os instrumentos de avaliação, a língua como objeto de ensino (na dupla vertente de língua materna e não materna), a linguística como formação científica de base no professor de línguas, a consciência e o conhecimento linguístico como fatores de qualificação profissional no professor de qualquer das disciplinas curriculares, entre outras. A produção científica (teorias, metodologias, instrumentos) neste domínio de interseção reforça a colaboração construtiva entre a teoria (investigação) e a prática (letiva), por meio de um desenvolvimento profissional de educadores, professores e outros agentes diretamente implicados no ato educativo. Assim, são objetivos deste encontro os seguintes:
– desenvolver um espaço de interseção entre a investigação sobre a língua e a educação;
– contribuir para o conhecimento sobre o papel da linguagem no processo de aprendizagem;
– articular a investigação do campo da Linguística com a das Didáticas. Este Encontro organiza-se à volta de cinco eixos temáticos.
A. As relações entre Linguística e Educação como área de investigação
B. O papel da linguística na formação (inicial e contínua) de professores
C. Questões teóricas relevantes na formação linguística dos alunos do ensino superior e não superior
D. Estratégias, metodologias e práticas de ensino eficazes na educação linguística em diferentes disciplinas
E. Contributos da Linguística para o ensino em diferentes disciplinas
a. A Linguística e o discurso pedagógico-didático
b. A Linguística e a construção de material didático
c. A Linguística e as práticas avaliativas
i. Conhecimento linguístico como objeto de avaliação
ii. Conhecimento linguístico para a melhoria dos instrumentos de avaliação
Datas Importantes
Prazo de submissão dos resumos: 23 de abril
Avaliação dos resumos: 24 de abril a 16 de junho
Notificação dos autores: 25 de junho
Formato de submissão:
Os resumos devem ser anónimos e devem ter o limite máximo de 2 páginas A4, incluindo as referências. A página deve estar formatada com 2,5 cm de margens e letra tamanho 12 (Times New Roman), espaçamento simples. Os resumos são submetidos eletronicamente via EasyChair.
Observação
Foi pedida a creditação como ação de formação junto do centro científico-pedagógico de formação contínua de professores.
Contacto
Comissão Organizadora
António Leal
Fátima Oliveira
Fátima Silva
Isabel Margarida Duarte
João Veloso
Purificação Silvano
Sónia Valente Rodrigues