Desde esta data, ficou disponível, via Internet, a Biblioteca Particular de Fernando Pessoa. Trata-se da primeira biblioteca portuguesa integralmente digitalizada, que faculta a todos os leitores, em qualquer parte do globo, o acesso a este importante legado de uma das figuras maiores da cultura portuguesa.
Até agora, só uma visita à Casa Fernando Pessoa permitia consultar este acervo, riquíssimo, não só como biblioteca de 1140 volumes mas também como colecção de manuscritos — ensaios e poemas — deixados pelo próprio nas páginas dos livros.
Com esta iniciativa, a totalidade das páginas de cada volume foi digitalizada e disponibilizada para consulta página a página ou após o descarregamento de uma obra completa, Para além da possibilidade de consulta de cada obra por autor, por ano ou por ordem alfabética, faculta-se ainda a classificação por categorias temáticas.
Para facilitar a compreensão da biblioteca como um todo, foram destacadas as páginas que incluem manuscritos do próprio Pessoa e foram adicionadas interpretações sobre as suas motivações para a aquisição de determinadas obras.
Este acesso à Biblioteca Particular de Fernando Pessoa é uma realidade graças a uma combinação de esforços da Casa Fernando Pessoa, de uma equipa internacional de investigadores e da Fundação Vodafone Portugal que acompanhou e apoiou a iniciativa, com aproximadamente 77 mil euros.