O inglês continua a ser a língua dominante nos sítios e blogues na Internet, verificando-se uma estagnação das línguas latinas, entre as quais o português, com a excepção do romeno que cresceu, segundo o estudo, relativo a 2007, das "Línguas e Culturas na Web".
Este estudo analisou a presença do inglês, espanhol, francês, português, italiano, romeno e alemão na Internet e, pela primeira vez, o catalão, e resulta de uma colaboração entre a Organização Intergovernamental União Latina e a Organização Não Governamental Funredes.
Em 1998, a língua inglesa dominava a Internet e representava 75 por cento do total das línguas analisadas. Contudo, e apesar de continuar a ser a língua maioritária, em 2007 representava apenas 45 por cento do total.
A língua portuguesa representava, em 1998, 0,82 por cento das línguas mais utilizadas na Internet e ocupava a sexta posição. Em 2007, mantinha a mesma posição, mas com 1,39 por cento.
Em 2000, verificou-se um crescimento para 2,25 por cento e, em 2001, para 2,55 por cento. A partir de 2003, houve um decréscimo da presença da língua portuguesa na Internet, ficando pelos 2,23 por cento nesse ano, o mesmo acontecendo em 2005, cuja percentagem foi de 1,87 por cento.
As línguas latinas - o português, o espanhol e o italiano - tiveram um incremento na Internet entre 1998 e 2001, mas diminuiram a sua presença desde 2003.
O espanhol tinha 2,53 por cento em 1998, chegou aos 5,50 por cento em 2001 e baixou para 3,80 por cento em 2007. Também a língua italiana atingiu o seu máximo em 2001, com 3,08 por cento, depois de ter 1,50 por cento em 1998. Já em 2007, situava-se nos 2,66 por cento.
O romeno foi a língua que contrariou a tendência decrescente deste estudo. Em 1998, apresentava 0,15 por cento. Já em 2005, a percentagem foi de 0,17 por cento e, em 2007, de 0,28 por cento.
Segundo o estudo, o decréscimo das línguas latinas não denota uma redução da presença destas línguas na Internet mas antes uma diminuição da sua presença nos espaços indexados pelos grandes motores de pesquisa.
Os motores de busca não dispõem de capacidade suficiente para acompanhar o crescimento exponencial dos conteúdos. Por outro lado, a diferença de preços entre os domínios genéricos e os domínios nacionais aumentou, provocando um crescimento dos domínios genéricos, nomeadamente o domínio .com.
Ainda de acordo com o estudo, a introdução de publicidade nas páginas da Internet provocou um crescimento artificial do inglês.