A Academia Brasileira de Letras (ABL) incluiu, recentemente, na 6.ª edição do Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (VOLP), mil novos termos, totalizando, agora 382 mil palavras. Depois de ter sido lançada, no passado dia 20 de julho, a sexta edição em linha, a ABL continua a atualizar com novas entradas, disponíveis na sua versão digital.
A ABL tem um vocabulário, que é a relação das palavras escritas, que regista a forma de escrever as palavras.
A última atualização foi feita em 2009, mas como a língua é um organismo vivo em permanente evolução e desenvolvimento, que cresce à medida das necessidades de expressão da sociedade, há que renovar o vocabulário. As áreas que mais contribuíram para esse crescimento foram as relacionadas com a medicina, o desenvolvimento tecnológico e científico, a gastronomia e, obviamente, as relacionadas com a pandemia da covid-19. A esse propósito, o Ciberdúvidas tem uma secção com todas as palavras relacionadas com essa temática, constituindo uma espécie de glossário de grande utilidade para todos os falantes da língua portuguesa em qualquer parte do mundo.
Algumas palavras relacionadas com as novas tendências sociais e políticas passaram, igualmente, a fazer parte do VOLP. São os casos de aporofobia, biopsiar, bucomaxilofacial, ciberataque, cibersegurança, ciclofaixa, covid-19 (com minúscula inicial), decolonialidade, docussérie, gerontofobia, feminicídio, gentrificação, homoparental, infodemia, laudar, judicialização, necropolítica, notícia-crime, negacionismo, mocumentário, pós-verdade, sororidade, telemedicina ou teleinterconsulta, por exemplo.
Alguns estrangeirismos também foram incluídos pelo uso recorrente e pela sua frequência na sociedade. São os casos de botox, bullying, compliance, coworking, crossfit, home office e lockdown. Segundo o gramático e académico Evanildo Bechara, essas palavras não estavam registadas e passam a ser registadas agora. A sexta edição é a relação completa, na medida do possível, de todas as palavras usadas em uma determinada época da nossa vida cultural.
Na verdade, o critério para que um verbete seja incluído no Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa é exatamente esse: o da sua frequência entre os falantes, o que faz com que seja reconhecido e repertoriado e incluído nos dicionários.
A 6.ª edição do VOLP está disponível para consulta no site da ABL para os mais curiosos e para todos os que se preocupam em saber sempre mais sobre a Língua Portuguesa.
Mais informação em:
Academia Brasileira de Letras inclui «feminicídio», «sororidade» e «home office» em vocabuláriio atualizado da língua portuguesa, in G1, 23/09/2021
Língua portuguesa do Brasil ganhou mil novos verbetes; conheça alguns, Diário da Região, 22/09/2021.
Lingua Portuguesa tem mil novas palavras reconhecidas pelo VOLP
ABL finaliza 6.ª edição do Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa
Agora é oficial. lokdown e emoj fazem parte do Vocabulári Ortográfico da Língua Portuguesa