DÚVIDAS

ATUALIDADES

Notícias

O pluricentrismo da língua portuguesa em África
e os exames de Português em Portugal

Nos programas Língua de Todos e Páginas de Português

♦ O pluricentrismo da língua portuguesa e suas consequências para o ensino do idioma nos países africanos de língua oficial portuguesa são o mote de uma conversa com Graça Índias Cordeiro, professora do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia do Iscte-Instituto Universitário de Lisboa (CIES-Iscte), em Língua de Todos, na RDP África, transmitido na sexta-feira, 27 de junho, pelas 13h20* (repetição no dia seguinte, depois do noticiário das 09h00*).

♦ Em Páginas de Português, na Antena 2, domingo, 29 de junho, pelas 12h30* (com repetição no sábado seguinte, 5 de julho, às 15h30*), entrevista-se João Pedro Aido, presidente da Associação de Professores de Português, que o exame nacional de Português do 12.º ano e a prova final da mesma disciplina no 9.º ano. João Pedro Aido refere-se também às Provas de Monitorização de Aprendizagem, sobre se estas são ou não ferramentas de diagnóstico pedagógico, se são úteis para apoiar práticas mais eficazes e ajustadas às necessidades dos alunos, se cumprem os seus objetivos e se contribuem para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem. Este convidado comenta ainda a recente prova de Diagnóstico da Fluência Leitora do 2.º ano. No programa, participa igualmente a professora Carla Marques, com uma questão gramatical: «Quero um bolo pelo preço de antes da crise» ou  «Quero um bolo pelo preço dantes da crise»?

* Hora oficial de Portugal continental.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa