Informação relacionada sobre todos os temas relativos à Lingua Portuguesa
I Encontro Internacional de Ensino do Português
O I Encontro Internacional do Ensino da Língua Portuguesa, a realizar nos dias 30 de Junho e 1 de Julho, na Escola Superior de Educação de Coimbra, visa reunir educadores, professores e investigadores e possibilitar uma reflexão sobre as questões e os estudos respeitantes ao ensino da língua materna e segunda língua nos ensinos pré-escolar e básico.
"Pérolas da Sabedoria Popular Portuguesa" no Páginas de Português no domingo às 17 horas
O programa Páginas de Português, neste domingo, dia 1 de Junho, às 17 horas, na Antena 2, terá como tema a obra, em três volumes, “Pérolas da Sabedoria Popular Portuguesa”, da autoria dos alemães Gabriela Funk e Mathias Funk, sendo este, curiosamente matemático de informática, quem falou sobre o seu interesse pelos provérbios portugueses. Esta obra é dedicada aos provérbios açorianos, tanto nas ilhas como na emigração nos Estados Unidos da América.
O mês de África em Lisboa no programa Língua de Todos
Na emissão do programa Língua de Todos, no sábado, dia 31 de Maio, depois das 9h10 (hora de Portugal), na RDP-África1, falar-se-á deste mês de Maio, que está a terminar, e tem sido o mês de África, em Lisboa.
1Disponível no sistema podcasting (pós-difusão) RDP-África, programa Língua de Todos
Português tem cada vez mais adeptos na Catalunha
Centenas de jovens e adultos estão inscritos em cursos de português na Catalunha. Em Barcelona, «há empregos para quem fale português».
A importância económica do português, como língua de trabalho e como exigência para alguns empregos, está a suscitar um crescente interesse entre residentes na Catalunha.
200 milhões de falantes do português aquém da sua efectiva influência internacional
A influência da língua portuguesa no mundo não corresponde ao seu número de falantes, conclui um estudo encomendado pelo Governo português, divulgado nas suas linhas gerais pela agência de notícias Lusa.
Encomendado pelo Ministério da Educação e pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros ao reitor da Universidade Aberta, Carlos Reis, o estudo constatou a dispersão da política da língua e o fraco empenho dos sucessivos executivos portugueses na sua promoção.
O Projecto “Escola Móvel” e José Mário Branco no Páginas de Português no domingo às 17 horas
O programa Páginas de Português, neste domingo, dia 25 de Maio, às 17 horas, na Antena 2, terá como temas centrais o projecto “Escola Móvel”, uma parceria entre a Fundação Vodafone Portugal e a Direcção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular do Ministério da Educação, e a abertura de uma Escola Portuguesa no Luxemburgo, pela Universidade Lusófona de Lisboa. Haverá, ainda, uma conversa com José Mário Branco, recém-inscrito no curso de Linguística da Faculdade de Letras de Lisboa.
Os países africanos lusófonos e o Acordo Ortográfico no programa Língua de Todos
Na emissão do programa Língua de Todos, no sábado, dia 24 de Maio, depois das 9h10 (hora de Portugal), na RDP-África1, falar-se-á sobre a posição dos países africanos lusófonos, como Angola, Moçambique e Guiné-Bissau, perante a ratificação do Acordo Ortográfico por Portugal.
1 Disponível no sistema podcasting (pós-difusão) RDP-África, programa Língua de Todos
II Congresso Internacional da África Lusófona
Decorrerá, nos próximos dias 28 e 29 de Maio, na Universidade Lusófona (Lisboa) o II Congresso Internacional da África Lusófona. Estarão em cima da mesa os seguintes temas:Agenda cultural — expectativas e desafios;O bem-estar da população: água, terra, saúde e educação;Cidadania, diversidade, cultura, migrações e diáspora;Prevenção, gestão e resolução de conflitos.
Acordo Ortográfico: Ministro da Cultura prevê que transição se fará em seis anos
O ministro da Cultura, José António Pinto Ribeiro, afirmou hoje que o Acordo Ortográfico deverá estar adoptado em pleno dentro de seis anos.
O ministro falava na comissão parlamentar de Ética, Sociedade e Cultura, tendo assinalado que o que está em debate é «apenas a entrada em vigor, já que o acordo foi ratificado pelo Parlamento em Junho de 1991 e publicado no mesmo ano o respectivo decreto ratificativo».
