Notícias // Literatura de Angola
Papéis da Prisão de Luandino Vieira
em versão digital
Um trabalho de Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra
Os Papéis da Prisão, arquivo dos diários de prisão de José Luandino Vieira, escritos na prisão de Luanda, e depois, nos anos 60 e 70, no Tarrafal, está disponível em formato digital. É um trabalho de interesse geral para compreender a história do colonialismo, organizado e realizado por Margarida Calafate Ribeiro, Roberto Vecchi, Mónica V. Silva, Helena Rebelo e Nuno Simão Gonçalves, no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, com financiamento da Fundação Calouste Gulbenkian.
Trata-se da versão digital de 17 cadernos compostos por Luandino Vieira com anotações diarísticas, correspondência, postais e desenhos, cancioneiros populares, esboços literários e exercícios de tradução, ditos e textos em quimbundo, recortes jornalísticos e apontamentos, totalizando 2000 folhas manuscritas que ficaram inéditas durante 50 anos. Este acervo foi publicado m 2015 com título Papéis da Prisão: apontamentos, diário, correspondência (1962-1971) (Leya-Caminho).
O novo arquivo digital, que contou com a participação do próprio Luandino Vieira, foi apresentado em 29 de março de 2023, numa sessão intitulada Ontem, hoje e amanhã, que teve lugar na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.
Mais informação em:
– Acervo Digital Papéis da Prisão;
– "A versão digital dos "Papéis da Prisão" de Luandino Vieira", TSF, 29/03/2029.
Sobre Luandino Vieira (n. 1935), ver "A escrita reinventada por Luandino Vieira" (RTP Ensina).
