Renato Borges de Sousa (1935-2019)
Uma vida dedicada à promoção da língua portuguesa no mundo
Renato Borges de Sousa, com uma vida dedicada promoção da língua portuguesa no mundo, faleceu em Lisboa no dia 14 de janeiro p.p. Açoriano de nascimento, ilha de São Miguel, a 7 de Setembro de 1935 –, foi o criador do CIAL – Centro de Línguas, hoje a maior escola privada em Portugal dedicada ao ensino de Português Língua Estrangeira. Na década de 80 do século passado fundou a IALC – International Association of Language Centres, que envolve 150 escolas de línguas para estrangeiros de uma centena de destinos, em 23 países.
Entre 1989 e 2010, lançou em Lisboa a Expolíngua Portugal – Salão Português de Línguas e Culturas, dedicado à divulgação de todo o tipo de materiais para a aprendizagem e ensino de línguas. Nas suas 20 edições efetuadas, teve precisamente na penúltima, como convidados de honra, a língua portuguesa e a lusofonia. Sem concretização, por falta dos indispensáveis apoios, ficou o sonho de Renato Borges de Sousa em realizar uma Expolíngua em Luanda.
Coordenou com outros professores do CIAL vários manuais para a aprendizagem do Português Língua Estrangeira. Por exemplo: Português XXI 1 – Pack Livro do Aluno + Caderno de Exercícios, Estratégia 1 – Método de Português no Domínio Empresarial, Entre Nós 1 - Pack Livro Do Aluno + Caderno De Exercícios, Entre Nós 2 – Livro do Professor, Português XXI 3, Português Jurídico para Alunos de PLE e Método de Português para Hispanofalantes.
