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Uma estratégia de recuperação escolar em Portugal

Proposta de um grupo de economistas

Os investigadores Bruno P. Carvalho, Pedro Freitas, Miguel HerdadeSusana PeraltaAna Balcão Reis propuseram, em 25 de março de 2021, ao Governo português uma estratégia de recuperação de aprendizagens para os alunos do 1.º ano ao 9.º ano. A linha de ação inclui campos de férias e atividades de tempos livres (ATL), a introdução de programas de tutoria às disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, assim como a criação de escolas de verão.

Este plano decorre de estudos que têm demonstrado que houve perdas de aprendizagens como consequência da covid-19, obrigando muitos estudantes a terem aulas à distância, a partir de casa. Os académicos preveem duas aulas semanais, integradas no horário escolar de Português  que se estima chegarem a cerca de 125 mil alunos  e Matemática – que chegariam a 273 mil alunos –, com duração entre 30 minutos e uma hora, para «pequenos grupos» de três a cinco alunos do ensino básico, durante pelo menos 12 semanas.

 

Mais informação nos jornais Expresso e Público do dia 21 de março de 2021.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa