Pergunta:
Gostava de saber o que são verbos paradigmáticos e qual a melhor forma de eles serem ensinados aos alunos.
Obrigada.
Resposta:
O paradigma de conjugação dos verbos consiste nas terminações que usamos sempre que conjugamos um verbo. Essas terminações seguem um modelo – por exemplo, cantar, comer e partir, respetivamente, para a 1.ª, 2.ª e 3.ª conjugações, no caso dos verbos regulares – e correspondem aos tempos, pessoas e modos.
Quando falamos de verbos em contexto escolar, reportamo-nos logo para situações de exploração do conhecimento explícito da língua. Contudo, não nos podemos esquecer que as crianças, quando entram no 1.º Ciclo, já vêm com um grande conhecimento intuitivo das estruturas gramaticais, pelo que o que se pretende é que estas capacidades sejam estimuladas: «A realização de exercícios com vista à estimulação do desenvolvimento linguístico contribui para o desenvolvimento da consciência linguística, o que, por sua vez, poderá conduzir ao conhecimento explícito, entendido como a consciencialização e a sistematização do conhecimento da língua, com vista à sua utilização adequada nos modos oral e escrito.» (Gonçalves e Guerreiro e Freitas, 2011)
Ao longo do 1.º Ciclo, os alunos vão sendo estimulados para a aprendizagem dos verbos, percorrendo a seguinte trajetória:
1 – Identificar verbos;
2 – Identificar as três conjugações verbais;
3 – Conjugar os verbos regulares e os verbos irregulares mais frequentes (por exemplo, dizer, estar, fazer, ir, poder, querer, ser, ter, vir) no presente do indicativo.
4 – Conjugar verbos regulares e verbos irregulares muito frequentes no indicativo (pretérito perfeito, pretérito imperfeito e futuro) e no imperativo.
Segundo Inês Duarte (...