Textos publicados pela autora
Tratar, verbo transitivo indireto
Pergunta: «Embora não trate especificamente da violência contra as mulheres, o texto remete para casos de estupro e agressão física, dos quais elas são as maiores vítimas.»
Na frase acima, o vocábulo trate é um verbo transitivo indireto. Porquê?Resposta: Na frase apresentada, o verbo tratar é transitivo indireto, visto que seleciona um complemento introduzido por preposição («da violência contra as mulheres»), um complemento...
O pois conclusivo
Pergunta: Aprendi na aula que o pois é conclusivo somente quando estiver após o verbo da segunda oração. Fazendo exercícios, entretanto, percebi que bastava o pois após o primeiro verbo para que fosse classificado como conclusivo. Qual é a regra exata?
Exemplos:
1) «Ela estudava muito, pois desejava ser aprovada.»
2) «Ela estudava muito, desejava, pois, ser aprovada.»
Desde já, muito obrigada!Resposta: A colocação...
A regência do verbo acordar
Pergunta: A utilização do verbo acordar no sentido de «chegar a acordo» não carece de preposição? Ou seja, as frases «Os contratantes acordam colaborar na venda» e «As partes acordam que o ato é inválido» estão corretas? Resposta: Segundo João Malaca Casteleiro, no seu Dicionário Gramatical de Verbos Portugueses, o verbo acordar, com o significado de «concordar», é transitivo direto e indireto e intransitivo:
«A concertação...
A regência e classificação do verbo continuar
Pergunta: O verbo continuar é transitivo direto ou indireto? Ou depende de uma escolha própria de quem fala? «Ele deve continuar essa tarefa.» ou «Ele deve continuar com essa tarefa.» ou ainda «Ele deve continuar a fazer essa tarefa.»
P.S. – Existe alguma obra impressa sobre regência verbal e nominal que cubra grande parte das palavras do Português?
Obrigado.Resposta: O verbo continuar é transitivo direto e indireto, intransitivo, copulativo e auxiliar,...
Uma oração elíptica
Pergunta: Quantas orações há na seguinte frase: «Isso está certo ou não?» Uma ou duas?Resposta: Considera-se que uma frase contém mais de uma oração quando há nela mais de um verbo ou expressão verbal, ainda que apenas subentendido:
1.ª oração – Isso está certo
2.ª oração — ou não (está certo)?
A segunda é uma oração elíptica¹, porque foi omitida uma expressão que o contexto linguístico permite retomar e, visto que é introduzida pela conjunção «ou»,...
