Textos publicados pela autora
Alto-astral
Pergunta: É sempre um prazer, para mim, solicitar sua opinião. Sendo a Rede Globo uma formadora de opinião, não considera o nome da novela Alto Astral ser grafado fora do padrão linguístico, já que após alto sempre haverá hífen, exceção única em altoplano, que aproveito para perguntar se há um porquê para altoplano não ter hífen?
Agradeço a atenção.Resposta: Com o novo acordo ortográfico, mantém-se a grafia da palavra alto-astral,...
A razão do significado de carrinha
Pergunta: Se carrinho é o diminutivo de carro, ou seja, um carro pequeno, por que razão carrinha designa um veículo de maior dimensão do que um carro normal de passageiros? Ex.: «carrinha de mercadorias», «carrinha de caixa aberta», etc. Gostaria de ter a vossa sábia explicação para este facto.
Muito obrigada.Resposta: Existem efetivamente formas do género feminino que aparentemente são as que correspondem a certos substantivos do género masculino; é o caso de...
O significado da expressão «nivelar por baixo»
Pergunta: O que significa a expressão «nivelar por baixo»? Gostaria de receber o significado e exemplos do uso dessa expressão.
Desde já agradeço pela atenção.Resposta: «Nivelar por baixo» significa «estabelecer uma meta que corresponde ao nível dos que estão embaixo*, numa classificação (quanto a qualidades, riqueza, capacidade etc.)» (Dicionário Houaiss).
Para atestar esta expressão, o Corpus de Português apresenta quatro entradas:
«a venda de votos para aprovar a emenda da...
A etimologia de atónito
Pergunta: Gostaria de saber qual o substantivo que dá origem ao adjectivo atónito, isto porque atonia é o substantivo do adjectivo atónico, mas atónico e atónito são palavras diferentes.
Obrigada.Resposta: Nos dicionários consultados não há registo de nenhum substantivo que, em português, esteja na origem do adjetivo atónito. Na verdade, atônito (na variante do português do Brasil)...
«Teria de ter tido»: redundância?
Pergunta: Felicito-vos pelo site e pelo bom trabalho que prestam à língua portuguesa.
Gostaria de saber se a expressão «teria de ter tido» está correcta. Exemplo: «Calculava a quantidade de trabalho que teria de ter tido, numa outra profissão, para ganhar uma quantia igual à que acabara de receber neste negócio.» Presumo que «calculava a quantidade de trabalho que teria tido, numa outra profissão, para ganhar uma quantia igual à que acabara de receber neste negócio» está correcto. Gostaria que me explicassem se...