Textos publicados pela autora
As diferenças entre aviso, comunicado e anúncio
Pergunta: Gostava que me ajudassem a entender as diferenças entre aviso, comunicado e anúncio.
ObrigadaResposta: Nalguns contextos, sobretudo de maior informalidade, os três termos podem ser usados como equivalentes. Não obstante, poderão, em termos particulares, as palavras referir sentidos como1:
Aviso – documento que dá a conhecer uma situação; regra a seguir;
Comunicado - Comunicação emanada, geralmente de instâncias superiores, com um caráter oficial, destinado a...
O futuro do subjuntivo referido a situações improváveis
Pergunta: Estou a tentar encontrar uma explicação para a utilização do futuro subjuntivo em situações em que o evento não é provável.
Da minha pesquisa, a maioria dos locais que procurei têm uma definição semelhante a esta: «O futuro subjuntivo é utilizado para casos: acções que são prováveis, mas que ainda não ocorreram.»
Mas depois é aceitável numa frase como: «Se eu ganhar uma lotaria, vou construir uma mansão.»
Ganhar a lotaria não é uma possibilidade provável mas ainda assim o futuro subjuntivo é aceitável aqui. Não será...
O aspeto imperfetivo em «ele pintava uma aguarela»
Pergunta: Após ler em vários suportes sobre o aspeto verbal, continuo com algumas dúvidas:
a) quando, por exemplo, se afirma que o aspeto gramatical imperfetivo «apresenta a situação expressa pelo enunciado como ainda em curso e não concluída», por exemplo «O Ricardo pintava uma aguarela» (Aura Figueira, 24 de outubro de 2017, in Ciberdúvidas da Língua Portuguesa, consultado em 03-10-2021), parece haver uma contradição; pois pela afirmação «a situação está e ainda em curso e não concluída», depreende-se que está em...
«Cheiro a tinta» e «cheiro de tinta»
Pergunta: Queria compreender se a preposição a é corretamente usado na seguinte frase, e se utilizar de em vez de a não estará melhor:
«Assim que entraram no teatro sentiram o nariz contrair-se devido ao cheiro intenso [a] tintas, madeiras cortadas de fresco, vernizes.»
Muito obrigado.Resposta: De uma forma geral, e acordo com Celso Luft, ambas as regências são possíveis1. Para o demonstrar, são apresentados exemplos como:
(1) «Havia no quarto um cheiro a bafio»...
«Um dia» e «num dia de chuva»
Pergunta: À pergunta sobre se se escreve «um dia, encontrei o João», ou «num dia, encontrei o João, responderam em 1998 o seguinte:
«Atendendo à maneira como é formulada a pergunta, a expressão «um dia, encontrei o João» parece a melhor. No entanto, há casos em que a outra forma está mais correcta. Por exemplo: «Num dia de chuva, encontrei o João».' in Ciberdúvidas da Língua Portuguesa, [consultado em 01-10-2021]
Qual o motivo para «de chuva» alterar a construção? Qual a formulação correta?
Obrigado.Resposta: Ambas as frases...
