Textos publicados pela autora
O complemento indireto e o verbo amarrar: «amarraram uma rede aos troncos»
Pergunta: Fui surpreendido com a seguinte análise sintática:
Na frase «Amarraram uma rede aos troncos», o constituinte «aos troncos» é substituível por lhes e classificado de complemento indireto.
Fico na dúvida se não é complemento oblíquo.
Podiam elucidar-me sobre esta classificação?
Obrigado pelo vosso trabalho.Resposta: Na frase em questão, o constituinte «aos troncos» desempenha a função sintática de complemento indireto.
A função de complemento indireto identifica-se pela...
Os valores aspetuais habitual e iterativo
Pergunta: Trata-se de uma temática gramatical difícil de entender e mais complicada, ainda, de explicar aos nossos alunos. Já consultei manuais escolares, gramáticas, o Ciberdúvidas e facilmente se encontram contradições nas explicações/exemplos apresentados. Gostaria, se possível, que, com exemplos, clarificassem a diferença entre estes dois aspetos e deixo, para isso, algumas questões:
(1) «O João correu durante uma semana.» (in Ciberdúvidas da Língua Portuguesa)
A frase anterior aparece como...
A classificação de salvo na frase «salvo quando solução diversa resultar de testamento...»
Pergunta: Na seguinte frase:
«Quando o autor da sucessão tenha sido o participante, pode ser exigido pelo cônjuge sobrevivo ou demais herdeiros legitimários, independentemente do regime de bens do casal, o reembolso da totalidade do valor do plano de poupança, salvo quando solução diversa resultar de testamento ou cláusula beneficiária a favor de terceiro, e sem prejuízo da intangibilidade da legítima.»
a frase «salvo quando solução diversa resultar de testamento ou cláusula beneficiária a favor de terceiro» é uma...
Análise sintática de «fomos transportados em caleche»
Pergunta: Na frase «De manhã, fomos transportados em caleche e visitámos o Taj Mahal» (Público, 21 de julho de 2012), o constituinte «em caleche» desempenha a função sintática de complemento oblíquo?Resposta: O constituinte «em caleche» desempenha na frase apresentada a função de complemento oblíquo.
A questão colocada pela consulente convoca a distinção entre complemento oblíquo e modificador do grupo verbal. Um dos testes que poderá ser utilizado para, neste contexto, identificar a função do...
Classificação de orações e oração matriz, base ou nuclear
Pergunta: Se possível, gostaria de solicitar as seguintes informações:
1) Como dividir e classificar as orações constantes do período
«Enquanto contava histórias, a mulher, cercada de crianças inquietas, recordava-se da infância vivida na fazenda, por onde corria livremente, tocando o gado, alimentando a criação e plantando florezinhas no jardim para ocupar o tempo que parecia não ter fim.»
2) Já ouvi as designações de oração matriz, base ou nuclear para a chamada de principal, no período composto por subordinação....
