Textos publicados pela autora
«A negrito»
Pergunta: Ouço muitas vezes as pessoas a dizerem para colocar a expressão ou palavra «a negrito», mas a forma correcta não será «colocar a negrita»? Qual das duas se aplica?
Gostaria que me tirassem esta dúvida.Resposta: A expressão é «a negrito», uma vez que se refere ao tipo de letra ou carácter de traços que são mais grossos que o comum. Não é, portanto, a palavra que é "negrita", mas, sim, o tipo de letra que é do «tipo negrito»....
Sobre a palavra sobressalto
Pergunta: Gostaria de saber se a palavra sobressalto é uma palavra composta ou uma palavra derivada.Resposta: O substantivo sobressalto é um derivado regressivo do verbo sobressaltar (derivado por prefixação: sobre- + saltar). A derivação regressiva é um processo de formação de palavras particular da conversão (processo de formação de palavras que se distingue da derivação, propriamente dita, por não se verificar a junção de...
O valor morfológico de claro
Pergunta: Na frase «Claro que eu também admiro a inteligência dele...», qual é o valor morfológico de «claro»?
Obrigada.
E, em «nem que o espectáculo seja exultante», a oração é copulativa, não é verdade?Resposta: Na frase que indica, a palavra claro é um adjectivo que tem a função de predicativo do sujeito. A oração completiva, «eu também admiro a inteligência dele», associada à expressão «claro que» é sujeito do verbo ser (omitido na frase):
Claro que sim («eu também admiro a...
Sobre o verbo adormecer
Pergunta: Será que é incorrecto dizer-se «adormeceu-se»?
«O menino adormeceu-se no sofá», ou «O menino adormeceu no sofá»?
Ou é correcto dizer das duas maneiras?
Resposta: De acordo com o Dicionário Contemporâneo da Língua Portuguesa, da Academia das Ciências de Lisboa, o verbo adormecer pode ser intransitivo e significa:
a) «fazer adormecer» ou «cair no sono» — «Pegou na criança para adormecer»;
b) «ficar em silêncio» — «A aldeia adormecera»;
c) «provocar sono» — «Fez um...
O predicado na frase «O Luís comprou, ontem, um fato preto»
Pergunta: 1. Na frase «O Luís comprou, ontem, um fato preto», qual é o predicado: «comprou, ontem, um fato preto», ou «comprou um fato preto»? E se «ontem» estiver no início da frase?
2. Os complementos circunstanciais integram, numa análise sintáctica, o predicado? Há regras para realidades específicas?
Grata pelos esclarecimentos sempre importantes.Resposta: Na frase que indica — «O Luís comprou, ontem, um fato preto» —, o predicado é «comprou, ontem, um fato preto». O predicado é o constituinte que inclui o...