Cristina Manuela Sá - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Cristina Manuela Sá
Cristina Manuela Sá
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Doutoramento no ramo de Didática, especialidade de Didática das Línguas, obtido na Universidade de Aveiro em 1995.

Em funções na Universidade de Aveiro como docente, orientadora da prática pedagógica supervisionada e investigadora desde 1985.

Membro do Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores desde a sua fundação (1994) e cocoordenadora do LEIP/Laboratório de Investigação em Educação em Português, desde a sua criação (2004).

Em termos de investigação, interessa-se particularmente pela operacionalização da transversalidade da língua portuguesa associada ao desenvolvimento da comunicação oral e escrita.

 
Textos publicados pela autora
Transversalidade XI
Géneros textuais e comunicação oral e escrita nos primeiros anos
Por Cristina Manuela Sá

A revista digital Transversalidade XI: géneros textuais e comunicação oral e escrita nos primeiros anos, coordenada por Cristina Manuela Sá é uma publicação do Laboratório de Investigação em Educação em Português, da Universidade de Aveiro (disponível aqui).

Esta publicação digital pretende divulgar os trabalhos desenvolvidos no âmbito do projeto de intervenção educacional promovido por estudantes a frequentar um mestrado profissionalizante destinado à formação de educadores de infância e professores do 1º Ciclo do Ensino Básico. Pretende-se com este número em particular apresentar propostas de processos de desenvolvimento das competências da oralidade e da escrita no ensino pré-escolar e no 1.ª ciclo, através da exploração da fábula e da argumentação.

 Duas grandes secções estruturam a revista: “Fábula e Educação pré-escolar” e “Argumentação e 1.º ciclo do ensino básico”. A primeira parte, dedicada ao ensino pré-escolar, associa o desenvolvimento da capacidade de comunicação oral ao estudo da fábula, assumida também como promotora de valores. Nesta secção, as autoras descrevem o projeto que desenvolveram em contexto de ensino, ao longo de sete sessões para a oralidade e oito sessões para a escrita. A segunda secção, destinada ao desenvolvimento da argumentação no 1.º ciclo, segue a mesma estrutura da primeira parte: as autoras apresentam as atividades desenvolvidas ao longo de onze sessões para a escrita e nove sessões para a oralidade. Os relatos destacam as oportunidades didáticas que projetos desta natur...