DÚVIDAS

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Textos publicados pela autora

Ensino

Descolonizar o 25 de Abril nos manuais

A narrativa eurocêntrica da Revolução dos Cravos

«A ideia de que se tratou de uma revolução “quase sem derramamento de sangue” retira de cena os mortos e feridos em 13 anos de guerra em África e perseguição e tortura de antifascistas.» Artigo de opinião da socióloga Cristina Roldão, professora na Escola Superior de Educação-Instituto Politécnico de Setúbal, a respeito da ocultação das vítimas africanas na narrativa que, em Portugal, os manuais de História dos ensinos básico e secundário fazem da guerra colonial portuguesa (1961-1974). Texto transcrito...

Controvérsias

Porto Editora, descolonize-se

O eurocentrismo nos manuais escolares de História em Portugal

«Seria cómico se não fosse trágico, pois no pano de fundo temos a chegada das naus e navegadores portugueses às terras que viriam a ser o Brasil. Festa? Mas quem é que tem a ideia peregrina de chamar àquilo uma “festa”?»  Artigo da professora e investigadora portuguesa Cristina Roldão, criticando o conteúdo e ilustração  do manual escolar de História e Geografia HGP em Ação, 5.º ano, da Porto Editora. In jornal Público de 2 de março de 2023....

Controvérsias

Ainda sobre o debate
em torno da linguagem inclusiva

A importância da palavra nas lutas étnico-raciais e LGBTQIA+

«Na crítica à linguagem inclusiva — escreve neste artigo * a socióloga portuguesa Cristina Roldão — reiteradamente se acusa o movimento antirracista e LGBTQIA+ de um suposto esquecimento das desigualdades socioeconómicas, mas depois nada se avança sobre elas. Ora, uma real preocupação com as desigualdades socioeconómicas que tocam as vidas das pessoas racializadas e LGBTQIA+ deveria tornar evidente o porquê da importância da luta pelas palavras.» *in...
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