Textos publicados pela autora
O significado da palavra "urnigo"
Pergunta: Em «Tem aí meia dúzia de urnigos, na calada da noite, arquitetando um plano pra "unificação" da língua portuguesa», o que significa a palavra urnigos? Pesquisei em vários dicionários e não encontrei registro.Resposta: Não encontrei a palavra urnigo atestada em qualquer dicionário, e mesmo na Internet surgiu uma única ocorrência, fruto de uma má leitura electrónica da palavra amigo.
No contexto que indica, a palavra não será uma corruptela de amigo? Veja:...
Mar Cáspio, mar Negro, mar do Norte
Pergunta: Uma vez mais, venho pedir a vossa ajuda para uma questão de maiúsculas.
Julgo que deva escrever-se, por exemplo, «mar Cáspio». Mas quanto a «M/mar do Norte» ou «M/mar Negro»? Nestes casos, a palavra «M/mar» não fará parte do próprio nome? Pelo menos, será normal dizer «o Cáspio», mas não «o Negro», referindo-se ao mar.
Parece-me que, por muito absurdo que possa parecer, se deverá escrever «Já fui ao Mar do Norte, ao mar Cáspio e ao Mar Negro.» Estarei certo?
Desde já, obrigado.Resposta: O acordo ortográfico de 1945,...
O feminino dos adjectivos terminados em -ês
Pergunta: Gostaria de saber se os adjetivos terminados em -ês têm alguma regra para o feminino.
Há outros casos como o do adjetivo cortês?
Fico no aguardo da resposta.
Muito obrigada.Resposta: A grande maioria dos adjectivos que terminam em -ês faz o feminino em -esa: português, portuguesa; inglês, inglesa; bordalês, bordalesa. Como excepções encontrei apenas três: cortês, montês1 e tremês, todos uniformes.
Caso queira fazer a sua própria pesquisa, poderá entrar no Portal da Língua Portuguesa e colocar no espaço...
O uso do lhe em variadas situações
Pergunta: A minha dúvida encontra-se nas frases «Tenho grande satisfação de passar-lhe às mãos a publicação Carta Mensal». O verbo passar é regido pela preposição a? Não seria correta a frase: «Tenho grande satisfação de passar às suas mãos a publicação Carta Mensal»?
Gostaria de uma explicação do mestre quanto ao uso do lhe nas mais variadas situações. Fico aguardando suas explicações.
Agradeço muito e parabenizo-o pelo site.Resposta: Celso Luft, no Dicionário Prático de Regência Verbal,...
Diferença entre oração coordenada assindética e oração coordenada por justaposição
Pergunta: Num livro de estudo de preparação para exame nacional é feita a diferenciação entre oração justaposta assindética e oração justaposta por justaposição. Para a primeira é dado o exemplo «Cheguei a casa, vi televisão, conversei com os meus pais e fui dormir»; para o segundo, «A mãe chegou: a casa estava toda desarrumada.» As duas frases têm em comum o facto de não possuírem qualquer conjunção a unir as orações, por isso classificá-las-ia de orações coordenadas assindéticas. A minha questão é: tendo como base os exemplos...
