Edleise Mendes - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Textos publicados pela autora
As palavras para 2021
Esperança, resistência e gratidão

«(...) [E]m meio a tantas incertezas e apreensões, precisamos renovar as forças e vibrar por um 2021 mais leve e com saúde para todos.»

Crónica da linguista brasileira Edleise Mendes, que a leu para o programa de rádio Páginas de Português de 9 de janeiro de 2021.

O ensino de português em tempos de pandemia
Uma língua que sai das telas dos computadores

«Eu não sei dizer em outras línguas, mas o português que eu vi saltar das telas dos computadores transbordou em riqueza linguística, cultural e afetiva» – considera a linguista brasileira Edleise Mendes, docente da Universidade da Bahia, a propósito das dificuldades criadas pela pandemia de covid-19 aos professores de Português como Língua estrangeira.

Crónica que a autora leu na emissão do programa  Páginas de Português de 6 de dezembro de 2020, na Antena 2.

Nomes, criatividade e política
Inovação nos prenomes brasileiros

«Em cada esquina brasileira há um Julielson, uma Anicleide ou duas irmãs chamadas Analimar e Mart’nália, como as filhas do famoso sambista Martinho da Vila e sua esposa Anália» – assinala a linguista brasileira Edleise Mendes a respeito da campanha para as eleições de 15 de novembro de 2020 no Brasil.

Apontamento incluído no programa Páginas de Português , na Antena 2,  em 22 de novembro de 2020.

A diversidade linguística nos países da CPLP
O português como língua de mediação intercultural

«[A] grande diversidade linguística desafia os governos dos países lusófonos a desenvolverem políticas voltadas à preservação do património linguístico das línguas que convivem com o português» – sublinha Edleise Mendes ao referir-se à necessidade de encarar a diversidade linguística da CPLP como um património a preservar.

Apontamento transmitido em 8 de novembro de 2020 no programa Páginas de Português, na Antena 2.

O valor das línguas

«Como é possível pensarmos na erradicação da pobreza, na saúde e bem-estar, na educação de qualidade, no trabalho decente e no crescimento econômico, na indústria, inovação e infraestrutura, na redução das desigualdades, sem incluirmos as línguas como recursos fundamentais para se alcançar essas metas? Como almejar uma educação de qualidade sem o adequado ensino das línguas, de modo inclusivo e democrático?» São questões levantadas pela professora universitária brasileira  Edleise Mendes sobre o valor das línguas em crónica escrita e lida para o programa Páginas de Português, na Antena 2, do dia 20 de outubro de 2020.