José Mário Costa - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
José Mário Costa
José Mário Costa
62K

Jornalista português, cofundador (com João Carreira Bom) e responsável editorial do Ciberdúvidas da Língua Portuguesa. Autor do programa televisivo Cuidado com a Língua!, cuja primeira série se encontra recolhida em livro, em colaboração com a professora Maria Regina Rocha. Ver mais aquiaqui e aqui.

 
Textos publicados pelo autor

     Em declarações1 ao enviado da RTP-1 que acompanha a visita do Presidente da República português à Índia, Cavaco Silva, falando em Goa, referiu-se à flexissegurança (o conceito de mobilidade do mercado de trabalho sem desproteger os trabalhadores), tendo aquela palavra aparecido escrita em legenda da seguinte forma:fexis...

No endereço indicado, oferece-se, gratuitamente, uma forma de se saber, a qualquer momento, a velocidade do acesso à Internet. Pela experiência o velocímetro até é bom. O problema é mesmo o português: verdadeiramente macarrónico.

 

 

     «Sabe quanto pesa a alma?» – perguntava José Carlos Malato a um concorrente, no programa “Um Contra Todos” (RTP-1) de 20 de Dezembro p.p. E, à resposta do concorrente («Nada.»), o apresentador contrapôs: «Vinte e uma gramas».
     Asneira do apresentador: grama, relativa a peso, é do género masculino; o grama nada tem que ver com a grama.
     Logo: [A alma pesa] «vinte e um gramas».

Outro erro recorrente nos “media” portugueses tem que ver com o Madail. Foi o que voltou a ler-se no jornal “24 Horas” de 20 de Dezembro p.p.: Madaíl, com acento na vogal i.
     A acentuação só deve ocorrer em português quando é necessária, e as palavras agudas terminadas em...

«Realmente, o Governo interviu numa decisão de uma entidade reguladora, independente. Se o Governo não tivesse intervido e os preços da electricidade subissem 15%, neste momento todos os deputados da oposição, que ouvimos ali, estavam a protestar por o Governo não ter intervido»