Língua e Cultura na Política Externa Portuguesa
Textos publicados pelo autor
Língua e Cultura na Política Externa Portuguesa
Nas Bocas do Mundo
Uma Viagem pelas Histórias das Expressões Portuguesas
Não sendo propriamente uma novidade no tema, trata-se de uma excelente compilação de histórias de centenas de expressões correntes, lugares-comuns e frases feitas que, ao longo dos tempos, se enraizaram na língua portuguesa e que continuam a fazer parte do nosso quotidiano. Assente numa recolha minuciosa feita a partir de uma série de estudos e obras desta mesma temática — esparsas e muitas delas já esgotadas ou fora do mercado —, o autor explora-as no contexto de várias épocas e áreas específicas. Aqui se registam curiosidades...
Gramática Houaiss da Língua Portuguesa
Redigida de acordo com as regras da nova ortografia, a Gramática Houaiss incorpora as mudanças de escrita mais significativas. De forma clara e concisa, oferece informações completas sobre classes gramaticais, coordenação, subordinação, regência, concordância; substantivos, pronomes, adjectivos, verbos, tempos verbais, vozes do verbo e adjuntos, assim como temas relacionados com a fonética e a fonologia: fonema, alfabeto fonético, sistema vocálico, entre outros.
Além dos assuntos usualmente tratados...
Dicionário da Língua Portuguesa Medieval
O Dicionário da Língua Portuguesa Medieval é um instrumento inestimável no trabalho de investigação em literatura medieval, dado que permite reconhecer uma mesma palavra sob a forma de múltiplas grafias. Os verbetes focam igualmente aspectos semânticos e epistemológicos.
O dicionário está fundado em documentos que vão do ano 1100 ao século XVI.
...
Comunicação e Língua Portuguesa
«Trabalho-síntese [publicado em 1980] resultante de artigos do autor em diversos periódicos e, sobretudo, de consultas que lhe foram dirigidas como consultor da Sociedade da Língua Portuguesa e colaborador do Diário de Notícias na secção Falar e Escrever, cujos artigos foram, em grande parte, ampliados e refundidos.
Numa exposição metódica e de conteúdo substancial, ora defendendo, ora denunciando, o autor escalpeliza factos linguísticos do quotidiano, do trivial, do avulso, desfibra etimologias, desmascara...
