Textos publicados pela autora
O uso dos pronomes pessoais átonos e tónicos
Pergunta: Como se deve dizer ou escrever: «Entre eu e tu não há divergências» ou «Entre mim e ti não há divergências»?Resposta: A tradição gramatical aconselha o emprego das formas oblíquas tónicas* depois da preposição entre.
Exemplo: «Que diferença há entre mim e um fidalgo qualquer?» (Luís de Sttau Monteiro, Felizmente há luar!)
Na linguagem coloquial predomina, porém, a construção com as formas retas (eu,...
Concordância adjetival : no singular ou no plural
Pergunta: «...anexo esta sebenta que é um conjunto de textos, documentos, orientações e apontamentos importante para a disciplina de ...»
A palavra «importante» fica no singular («conjunto») ou no plural («textos, documentos...».)?Resposta: É possível fazer frases gramaticais com ambas as hipóteses apresentadas.
1. Pode referir-se ao «conjunto de textos», e o particípio/adjetivo ficará no singular, uma vez que a tónica é posta no «conjunto»:
«...anexo esta sebenta que é um conjunto de...
Flambar , flambear , flamar
Pergunta: Por favor, como devo dizer quando deito um álcool por cima de qualquer alimento e depois lhe deito fogo, estou a flamejar ou a flambear?
ObrigadoResposta: Há vários vocábulos para designar a operação referida pelo consulente:
• O Dicionário Priberam admite flambar ou flambear (francês flamber);
• O Dicionário Infopédia, Porto Editora reitera o...
O pronome relativo que como sujeito de oração
Pergunta: Gostava que me dissessem qual a função sintática desempenhada pelo pronome relativo "que" na frase «O mesmo sol que abre os céus» [Mensagem, Fernando Pessoa].Resposta: Os pronomes relativos, estando na oração seguinte, retomam um termo já expresso na oração anterior, de forma a evitar repetições que possam interferir na qualidade do discurso proferido.
Ao contrário das conjunções, que são meros conectivos, e não oferecem nenhuma função interna nas...
A concordância do pronome relativo que com o seu antecedente
Pergunta: Qual a concordância correta: «ele adquire conhecimentos que o torna capaz de...» ou «ele adquire conhecimentos que o tornam capaz de...»?Resposta: A frase correta é a segunda: «ele adquire conhecimentos que o tornam capaz de ...», sendo este que um pronome relativo que estabelece uma relação com o antecedente («conhecimentos»). Tem por isso de concordar com ele.
Além disso, este pronome introduz uma oração que o caracteriza ou qualifica,...
