Autores - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Lista Completa de Autores

João Manuel de Castro Soromenho Nogueira da Costa (Lourenço Marques, hoje Maputo – Moçambique, 1949), professor reformado de Português e Francês.

Colaborador do blogue esQrever, dedicado a temáticas LGBTI e de género, nas suas componentes políticas, humanas e sociais.

João Paulo Coelho de S. Rodrigues, é doutorado em História pela Universidade Estadual de Campinas (2002). Entre 2004 e 2006, foi presidente da Seção de Minas Gerais da Associação Nacional de História e é, atualmente, professor adjunto de História da América da Universidade Federal de São João del-Rei, onde coordenou a criação do Programa de Pós-Graduação em História. É pesquisador do projeto Imprensa, nacionalismo e racismo nas relações entre Argentina e Brasil (1888-1919).

João Paulo Cotrim (Lisboa, 1965) é um jornalista e escritor português, coordenador do projeto Gulbenkian/Casa da Leitura e consultor do Centro Cultural de Belém para a programação literária. Foi colaborador na SIC, na TSF e no jornal Expresso, para além de coordenador editorial da revista Ler. Escreveu guiões para filmes de animação, como Algo importante ou Um degrau pode ser um mundo, e autor de João Fazenda – Combo (2009) ou Tango (2005). Tem uma série de obras infantis publicadas, como A História Secreta de Pedro e o Lobo (2007) ou O Homem Bestial (2004).

Jornalista que se iniciou no Serviço de Noticiários do antigo Rádio Clube Português. Correspondente da Rádio Nacional de Angola, cofundador da Telefonia de Lisboa e repórter e editor da TSF, também escreveu na Mosca, do Diário de Lisboa e na Memória do Elefante. Foi redator de O Diário, colaborador permanente do Público e de O Jornal, e ainda editor e redator principal do Diário Económico. Autor de, entre outras obras, Memórias das Guerras Coloniais, Savimbi – Vida e Morte, Diz que é uma espécie de democracia e Descolonização Portuguesa – O regresso das caravelas e do livro de ficção Romance de uma conspiraçãoProvedor do Ouvinte da rádio pública portuguesa.

João Paulo Silvestre é investigador do Centro de Linguística da Universidade de Lisboa. Licenciado em Ensino de Português, Latim e Grego e doutorado em Linguística Portuguesa (Universidade de Aveiro). Especialista em Lexicografia e Historiografia Linguística, é autor de Bluteau e as Origens da Lexicografia Moderna (Imprensa Nacional – Casa da Moeda, 2008) e colaborou na constituição do Corpus Lexicográfico do Português.

Historiador e romancista português, investigador do Instituto de Investigação Científica Tropical e seu presidente do Conselho Científico em 2007-2008. Especialista em temas de história colonial, e autor, entre outros livros,  de vários livros, Portugal e a Escravatura dos Africanos (2004) The Sounds of Silence (2006), Os Dias da Febre (2012), Uma Fazenda em África (2014), O Estranho Caso de Sebastião Moncada (2015) e Vento de Espanha (2017).

João Pinto e Castro (1950 - 2013)Antigo professor convidado do Instituto Superior de Gestão e docente na Universidade do Algarve; autor do livro Comunicação de Marketing.

João Querido Manha (Alcanena, 1958) é um jornalista português, ex-diretor do Expresso e do Record. Colaborou com o Correio da Manhã, o Record, a TVI e a TSF. Como repórter, esteve sempre ligado ao desporto, tendo participado nos Jogos Olímpicos, nos Campeonatos do Mundo de Futebol FIFA ou no Mundial de Fórmula 1. É coautor da Crónica de Ouro do Futebol Português e atualmente comentador da TVI24.

João Ribeiro (Laranjeiras, 1860 – Rio de Janeiro, 1934) foi um jornalista, crítico literário, filólogo, historiador, pintor e tradutor brasileiro. Foi professor de história e, como jornalista, trabalhou no jornal Época e no Correio do Povo. Foi membro da Academia Brasileira de Letras e um dos principais promotores do acordo ortográfico de 1907. Das suas obras, destacam-se: História do Brasil (1901), Estudos filológicos (1902), Cartas devolvidas (1926) e Os Modernos (1952).