Autores - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Lista Completa de Autores

Leonor Pinhão (Lisboa, 1957) é uma jornalista portuguesa, licenciada em História pela Universidade de Lisboa. Colabora no jornal Expresso, ao escrever para a revista Única, e no jornal desportivo A Bola. Em 2005, foi condecorada pelo então presidente da República, Jorge Sampaio, com o grau de Comendadora da Ordem do Mérito.

Romancista e contista portuguesa. Nasceu em 1946, no Algarve. Foi membro da Alta Autoridade para a Comunicação Social. O tema da mulher e da sua solidão é uma preocupação central da obra de Lídia Jorge, como, por exemplo, em Notícia da Cidade Silvestre (1984) e A Costa dos Murmúrios (1988).

Jornalista do diário português "Público".

Jornalista e escritor brasileiro. Tem doze livros publicados, entre eles, a trilogia GetúlioUma história do samba e Arrancados do Chão *. Ganhou por quatro vezes o Prémio Jabuti de Literatura e uma vez o prémio da Associação Paulista dos Críticos de Arte. Em 2015, 2016 e 2017, ministrou aulas e proferiu palestras na Portuguese School do Middlebury College, em Vermont, nos EUA. Vive no Porto desde 2020.

*Cf.  «Os inquisidores narravam os gritos de dor dos prisioneiros» + Lira Neto: 'O conhecimento é feito de pontos de interrogação'

É uma escritora brasileira.

Professora de Português e Francês no ensino secundário, na Escola Secundária Inês de Castro (Vila Nova de Gaia). Licenciada em 1992 pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, tem mais de trinta livros (escolares, romances e infantis) publicados, entre os quais se contam Português atual, Manual do Bom Português Atual, Língua Portuguesa e Matemática e Camões Conseguiu Escrever Muito para Quem Só Tinha Um Olho, bem como edições escolares do Auto da Barca do Inferno e de Os Lusíadas. Formadora na área de Língua Portuguesa, em centros de formação para professores, em colégios privados, na Universidade Católica, na  Sonae, no Jornal de Notícias, no Porto Canal; e a convite do Instituto Politécnico de Macau, em 2014, deu também formação a professores universitários chineses. Assinou durante alguns anos uma crónica semanal no Jornal de Notícias, intitulada "Português Atual" e uma rubrica diária sobre língua portuguesa no Porto Canal. Elaborou um contributo para o grupo de trabalho parlamentar para avaliação do impacto da aplicação do Acordo Ortográfico de 1990. Em 2018, foi-lhe atribuída a medalha de mérito cultural pela Câmara Municipal de Gaia. Consultora permanente do Ciberdúvidas, no ano letivo de 2021–22, em regime de destacamento a temo inteiro pelo Ministério da Educação de Portugal.

Vide, ainda:  Autorretrato de uma professora entre o ensino e a escrita

 

Luciano Eduardo de Oliveira, poliglota, tradutor, professor de idiomas, formado em Letras na Unifac Faculdades Integradas de Botucatu.

Cartunista português, nascido  em Aljustrel, (1965), residente em Serpa. Licenciado em Geografia, colabora com publicações como A Bola (onde publica diariamente Barba e Cabelo), Público (para o qual produz desde 1993 a tira diária Bartoon), SábadoJornal de Negócios Antena 1 e RTP. Prémio Amadora Cartoon 2011, atribuído no Festival de BD da Amadora, tem vários livros publicados, entre os quais,10 Anos Bartoon, Futebol  por Linhas Tortas, Sociedade Recreativa, RIbanho (com desenhos de Carlos Rico),  O Comboio das Cinco e Bartoon — 25 Anos. Mais informação, aqui, aqui e aqui.

 

Luís Campos e Cunha, político e governante português, Luís Campos e Cunha nasceu em 1954. Foi professor catedrático da Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa e da Universidade Católica Em 2005 foi nomeado Ministro das Finanças em Portugal.

Luís Carlos Patraquim (Maputo, 1953), jornalista, poeta, escritor e autor teatral moçambicano, com diversificada obra publicada. Por exemplo, Monção (Edições 70 e Instituto Nacional do Livro e do Disco de Moçambique, 1980), A Inadiável Viagem (ed. Associação dos Escritores Moçambicanos, 1985), Mariscando Luas (Editora Vega, 1992), Lidemburgo Blues (Editorial Caminho, 1997), O Osso Côncavo e Outros Poemas (Lisboa, Editorial Caminho, 2005), Pneuma (Editorial Caminho, 2009), A Canção de Zefanías Sforza (Porto Editora, 2010), O Escuro Anterior (Companhia das Ilhas, 2013)  e De Cabeça para Bixo (Edições Húmus, 2020). Prémio Lusofonia 2021.