Rita Pimenta - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Rita Pimenta
Rita Pimenta
6K

Rita Pimenta é uma jornalista portuguesa, copidesque do Público, autora do blogue Letra Pequena.

 

 

 
Textos publicados pela autora
À volta do conceito de

O conceito de "extrema-direita" face à realidade e à interpretação que dela é feita.

A polissemia do substantivo <i>saída</i>
Em foco na atualidade portuguesa e europeia

A jornalista Rita Pimenta, na crónica que assinou na sua coluna semanal "Palavras, expressões e algumas irritações", no jornal Público do dia 23/09/2018, explora a semântica da palavra saída numa semana (de 17 a 22/09/2018) que foi fértil em acontecimentos que quase esgotavam a polissemia da palavra.

À volta do substantivo <b>resgate</b>

«Em sentido figurado – como escreve a jornalista Rita Pimenta nesta sua crónica transcrita do jornal "Público" do dia 15/07/2018 –, resgate significa "remissão", isto é, "salvação do género humano"». Foi o que aconteceu na operação que retirou do interior de uma gruta, a norte da Tailândia, 12 rapazes de uma equipa de futebol, juntamente com o seu treinador, que aí tinham ficado presos, durante 18 dias – e que tanto emocionou o mundo.

Mediterrâneo*
Crónica da autora, na sua coluna "Palavras, expressões e algumas irritações", no "Público"

«Nos últimos anos, este mar azul, de águas muito salinas e temperaturas amenas, tem sido notícia não pela geografia física, mas pela geografia humana. Em rigor, desumana.»

<i>Toupeira</i>

Os vários sentidos da palavra que designa o «pequeno mamífero insectívoro [com] os olhos pouco desenvolvidos, (...) as patas anteriores largas e robustas, que lhe permitem cavar galerias debaixo do solo, onde caça insectos e vermes», mas também relacionados com os humanos − neste apontamento* da jornalista Rita Pimenta, alusivo a um caso da atualidade portuguesa: a chamada operação policial e-toupeira, envolvendo dirigentes do Benfica.

* in suplemento P2 do jornal Público de 11 de março de  2018, na coluna da autoraPalavras, expressões e algumas irritações.